Homeschooling

As dificuldades geradas na educação pública – em todos os níveis – pela pandemia da covid-19 fizeram a Câmara dos Deputados dar celeridade ao projeto de lei, enviado pelo Poder Executivo, de implementação do Homeschooling (o ensino domiciliar, feito por pais ou professores contratados). O Requerimento 1.952/20 para urgência entrou na pauta da Casa ontem. Desde março de 2020, os alunos de escolas públicas estaduais, municipais, particulares e as universidades (principalmente as federais) sofrem com as consequências das restrições de circulação, ausência de mecanismos para aulas on-line, falta de estrutura residencial ou financeira, despreparo das instituições e do corpo docente que segue sem opções e sem apoio oficial, apesar do esforço para plano de aula.

 

Dois anos perdidos

O cenário para a educação desde ano passado é uma sucessão de erros que poderiam ser evitados se houvesse planejamento para aulas remotas diante de emergência como esta.

 

Eletrobras 1

O senador Alvaro Dias (Pode-PR) fez questionamento correto, diante do silêncio de seus pares: um assunto importante como privatização do setor elétrico nacional não pode ser definido via medida provisória. Teria de ser debatido em projeto de lei.

 

E aí, São Pedro?

Em vários países – como EUA e China -, a geração de energia é questão de soberania nacional. Aqui, o presidente Bolsonaro esbravejou, perguntando se deve vender a estatal: Se não privatizar, vai faltar energia. Falta combinar com o tempo.

 

“Debata” que…

Na segunda-feira, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara vai realizar audiência para discutir os projetos e propostas que o Brasil levará à Conferência do Clima em Glasgow (COP26), em novembro. O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) convidou seis integrantes de ONGs. Mas se “esqueceu” de chamar as autoridades do Itamaraty e do Meio Ambiente da Esplanada.

 

…eu concordo

Serão ouvidos representantes da Stocche Forbes/LACLIMA; do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; do Observatório do Clima; do Instituto Talanoa; do Conselho Indígena de Roraima; e da Fridays for Future Brasil. Nenhuma dessas entidades tem conhecimento sobre as propostas e não participarão da COP26.

 

**Já era

O deputado Bacelar (Pode-BA) pediu, mas o colega Jorge Solla (PT-BA), relator da Proposta de Fiscalização e Controle 5/2015, indeferiu um pente-fino nos gastos do governo federal na gestão do PT com propaganda na mídia nacional.

 

**Rumos

O deputado estadual catarinense Kennedy Nunes ganhou na Justiça eleitoral o direito de se desfiliar do PSD. Entra hoje no PTB. E segue a novela.

 

PM x povo

Faltavam apenas quatro assinaturas ontem para o deputado estadual de Pernambuco Alberto Feitosa (PSC) pedir a criação de CPI na Assembleia Legislativa para descobrir de quem partiu ordem para a hostilidade dos policiais militares contra os manifestantes no Recife, que deixou dezenas de feridos. Ele acusa Psol, PT e PCdoB de silenciarem para blindar o governador Paulo Câmara (PSB) e o comando da PM.

 

Oi e tchau

Vale ressaltar que até hoje os trabalhadores que estavam no local do confronto e não participavam de nenhuma manifestação não receberam ajuda alguma do Estado. As vítimas já receberam as visitas do secretário de Justiça e de integrantes da Procuradoria Geral do Estado, e só.

 

Título$

O mercado de Títulos de Capitalização registrou receita de R$ 7,6 bilhões entre janeiro e abril, avanço de 5,3% em comparação a igual período do ano passado. Os dados são da Federação Nacional de Capitalização.