Cotidiano

Dez mil litros de bebida viram álcool em gel

Marechal Cândido Rondon – Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon com a Unicentro de Guarapuava possibilitou que 10 mil litros de bebida alcoólica (cachaça e vinho) sem registro pudessem ser transformados em 2,6 mil litros de álcool em gel. Os produtos serão doados para escolas, postos de saúdes, hospitais etc.

Ontem um representante da Unicentro fez a entrega de amostras do álcool em gel fabricado pela faculdade. “Nós tínhamos a curiosidade de saber como ficaria o resultado final do projeto, que tem como objetivo transformar bebidas alcoólicas retiradas de circulação, em álcool em gel”, explica o engenheiro ambiental da prefeitura rondonense, Marcos Chaves.

Ainda de acordo com Chaves, os 10 mil litros do produto foram entregues pelo próprio empresário que fabrica as bebidas para a Secretaria de Agricultura e Polícia Ambiental. Ele teve a mercadoria apreendida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), divisão de Umuarama, há cerca de um mês, por não haver registro. Através de um comum acordo com o Mapa, ele fez a doação.

Chaves aponta ainda que coube a uma decisão conjunta da Secretaria de Agricultura e a Polícia Ambiental e o Departamento de Vigilância Sanitária sobre a destinação das bebidas. “A escolha da Unicentro partiu através do nosso conhecimento referente ao projeto que a universidade possui. Então, foi uma forma de fazer uma boa ação e ao mesmo tempo evitar que o produto fosse jogado no aterro sanitário ou no esgoto”, salienta.