Cotidiano

Dados da Nasa apontam que julho foi o mês mais quente da História

201608151943294684_AFP.jpg

RIO ? O mês passado foi o mais quente da História, superando a marca alcançada em julho do ano passado, segundo dados divulgados pela Nasa. Os últimos dez meses registraram temperaturas recorde para os respectivos meses, mas julho quebrou o recorde absoluto de calor desde que os registros começaram a ser feitos, em 1880.

As temperaturas em julho foram 0,84 grau Celsius acima da média de 1961 e 1980, e 0,11 grau Celsius mais quente que o recorde anterior, em julho do ano passado.

Os resultados foram publicados no banco de dados da Nasa, e compartilhados no Twitter pelo climatologista Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais, da Nasa. A medição combina as temperaturas da superfície do mar e dos continentes.

Dados coletados pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) apontam resultados semelhantes, com recordes de temperatura nos últimos 14 meses, mas os registros de julho ainda não foram divulgados.

Cp7TXFaWAAAIxgD.jpg

Para o climatologista David Karoly, da Universidade de Melbourne, os dados até o momento indicam ?99% de chances para um novo recorde anual em 2016?. As altas temperaturas são resultado de uma combinação do aquecimento global com um poderoso El Niño. O pesquisador destacou que as medições da Nasa já incluem 0,5 grau Celsius de aquecimento nas temperaturas globais, o que significa que julho foi 1,34 grau Celsius mais quente em relação aos níveis pré-industriais, quase alcançando a meta de 1,5 grau de aquecimento visada pelo Acordo de Paris.

O El Niño já se dissipou, mas os efeitos sobre as temperaturas globais se arrastam por um período de três a seis meses. A estimativa é que o aquecimento das águas do Pacífico tenham contribuído em 0,2 grau Clesius, e o 1,14 grau Celsius restante seja resultado das mudanças climáticas induzidas pelo homem.