Cotidiano

Comitiva do Oeste conhece iniciativas em sustentabilidade em São Paulo

Uma comitiva formada por 50 pessoas da região Oeste do Paraná, participou de uma viagem técnica na última semana, de 28 de novembro a 01 de dezembro, aos municípios de Jaguariúna (SP) e Socorro (SP). Coordenadores técnicos do Programa Cidades Sustentáveis, secretários, vereadores e vice-prefeitos fizeram parte do grupo. Foram conhecidas boas práticas e iniciativas voltadas à sustentabilidade nos dois municípios.

“São exemplos para serem replicados, modificados ou para que sirvam de estímulo”, destaca a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi. Atualmente, 80% dos 54 municípios do Oeste do Paraná e Mundo Novo (MS), que aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis, estão ativos e alimentam a plataforma das Boas Práticas, segundo o Conselho dos Lindeiros, que, em parceria com a Itaipu Binacional, e administrações municipais trabalha o programa na região.

A viagem técnica ao estado de São Paulo faz parte das ações de estímulo ao desenvolvimento de boas práticas sustentáveis, e, conforme o assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Secco, teve as expectativas cumpridas.

Iniciativas públicas

Em Jaguariúna a comitiva foi recebida pelo prefeito, Gustavo Reis, que apresentou os principais resultados obtidos pela cidade. Segundo a Administração Municipal, Jaguariúna é o primeiro município da Região Metropolitana de Campinas a ter uma Lei que regulamenta ações da Agenda 2030, com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos quesitos social, ambiental, econômico e institucional. A comitiva também fez uma visita técnica pela cidade, até o Centro Cultural e Teatro Dona Zenaide, onde assistiu a uma das peças trabalhadas com atores da cidade.

Iniciativa privada

Em Socorro o grupo conheceu o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, sua estrutura, atrações e participou de algumas atividades, como a tirolesa e arvorismo. A estrutura está na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a 15 quilômetros da cidade de Socorro e a 22 quilômetros de Bueno Brandão (MG). São 20 alqueires que compreendem a natureza com cachoeiras, trilhas ecológicas, animais, grutas e 14 atividades de aventura.

Retirado da área urbana, com acesso por estrada de terra, há destaque para a iniciativa empreendedora. O complexo é composto por apartamentos, chalés, restaurante, lanchonete, loja, piscina coberta, salão de jogos, centro de eventos com capacidade para 80 pessoas, e sala de primeiros socorros.

Dentre o diferencial estão as dependências do hotel, que são adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Case

A comitiva que participou da visita técnica assistiu a uma palestra oferecida pelo diretor da Rede dos Sonhos, José Fernandes Franco, que compartilhou a história de sucesso da organização, desde a criação do Campo dos Sonhos às inovações na área de sustentabilidade.

O vice-prefeito de Altônia, Edivaldo Gerônimo da Silva, ressalta que diversos exemplos positivos podem ser aproveitados como base para iniciativas municipais, opinião que é compartilhada pelo vice-prefeito de Missal, Eduardo Staudt.

Nos municípios os gestores são incentivados a desenvolver projetos e iniciativas com o objetivo de cumprir os 17 ODS e alimentar a plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, que serve de base mensurável de evolução aos municípios.