Cotidiano

Comissão de Ética da Presidência arquiva processo contra Alexandre Moraes

BRASÍLIA – A Comissão de Ética da Presidência (CEP) arquivou processo contra o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que era investigado por supostas informações privilegiadas da Operação Lava-Jato. Nesta sexta-feira, o colegiado decidiu também conceder quarentena – seis meses de salário integral, sem trabalho – ao ex-presidente da EBC Ricardo Melo.

Em 25 de setembro, durante ato político em Ribeirão Preto (SP) – cidade do ex-ministro petista Antonio Palocci, preso um dia depois -, Moraes, que é filiado ao PSDB, afirmou a militantes do Movimento Brasil Livre que haveria uma operação nos próximos dias, e que ele próprio seria lembrado.

? Esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim ? disse, rindo. Ele foi repreendido pelo presidente Michel Temer dois dias depois.

A CEP também concedeu remuneração compensatória da quarentena para o ex-presidente da EBC Ricardo Melo. Ele poderá ficar sem trabalhar durante seis meses, ganhando salário integral, para evitar conflito de interesses. Por conta de um imbróglio no Supremo Tribunal Federal, Melo comandou a estatal por quatro meses no governo Temer, a contragosto do Palácio do Planalto. Michel Temer havia exonerado Melo no primeiro dia de governo interino, mas a ação foi anulada pelo Supremo.

Mais de 20 ministros ainda são investigados pela Comissão de Ética. Boa parte da Esplanada dos Ministérios terá que responder sobre uso irregulares de aviões da FAB. A conduta de Ricardo Barros também foi colocada em xeque pelo colegiado depois que ele fez promessas eleitorais no Paraná.