Esportes

Coluna Bandeirada do dia 15 de dezembro de 2018

Miguel Laste anuncia aposentadoria

O toledano Miguel Laste anunciou ontem que está se aposentando das pistas. Ele já não participou da temporada deste ano em função de um transplante de córnea feito no início do ano passado.

Miguel explica que, por ter ficado muito tempo parado para a recuperação da cirurgia, perdeu ritmo e ganhou peso. Por isso optou em não participar da Cascavel de Ouro, disputada em novembro. 

Na consulta que fez no início deste mês, os médicos recomendaram que ele pare de correr. “Sempre há o dia de parar. Como os médicos acham que é melhor para a minha saúde não correr mais, vou acatar e encerro a carreira de piloto. Dá uma dor no coração, mas é o melhor a fazer no momento”, afirma Miguel Laste, campeão da categoria Marcas B no Metropolitano de Marcas de Cascavel, em 2016. 

Mesmo aposentado, Laste não pretende ficar longe do automobilismo. “Vou estar sempre nos autódromos, acompanhando as corridas e torcendo pelos muitos amigos que fiz nas pistas”, declara.

Laste também não descarta a possibilidade de continuar atuando no automobilismo como dirigente. Nos próximos dias ele se reunirá com Victor Ficagna, presidente do Automóvel Clube de Toledo, e com Milton Sperafico, ex-presidente do clube e ex-vice-presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), para analisar o convite que lhe foi feito para integrar a diretoria do Automóvel Clube de Toledo.

Felipe Carvalho com a mão na taça

Dependo somente de si, o cascavelense Felipe Carvalho está com a mão na taça de campeão da categoria 2B no Turismo Nacional, o Campeonato Brasileiro de Marcas 1.6. A sexta e última etapa da temporada será disputada neste sábado, no Circuito dos Cristais, em Curvelo, Minas Gerais. 

Das quatro provas que compõem a sexta etapa, Felipe precisa de dois terceiros e dois quartos lugares para ser campeão. Sem os descartes, ele lidera a categoria 2B, com 423 pontos, contra 366 de Carlos Machado, e 359 de André Jacob, seus adversários diretos na luta pelo título. Para a definição do título, cada competidor descarta os cinco piores resultados das 24 provas.

Felipe não participou da primeira etapa, em Londrina, e a partir de Guaporé, quando estreou na temporada, esteve sempre entre os primeiros colocados. “Tudo dependerá do nosso trabalho. Vou à pista superconcentrado, buscando os resultados que preciso. Mas se eu vencer a primeira prova, aumentará a pressão sobre os adversários”, acentua Felipe.

 

Classificação da categoria 2B/sem descartes

Pos. Piloto Pontos

1º) Felipe Carvalho 423

2º) Carlos Machado 366

3º) André Jacob 359

4º) Alisson Nurnberg/João Paulo Naumes 303

5º) Diogo Lapena 252

6º) Wenes Oliveira de Carvalho 188

7º) João Lemos’ 141

8º) Mario Garibaldi Filho 138

9º) Ivan Maximiliano 113

10º) Rafael Fernando Colombari 100

Felipe Carvalho poderá dar neste sábado um título brasileiro ao automobilismo de Cascavel/ Foto: Vanderley Soares

Brasileiros disputam o Jaguar I-Pace

O Jaguar I-PACE e-Trophy, primeiro campeonato mundial de veículos 100% elétricos de produção do mundo, começa neste sábado nas ruas da cidade de Riade, capital da Arábia Saudita. Dois brasileiros alinharão seus Jaguar I-PACE no grid de largada em Riade, ambos correndo pela equipe Jaguar Brazil Racing. Cacá Bueno, pentacampeão de Stock Car, busca seu primeiro título mundial no automobilismo. Seu companheiro de equipe é Sérgio Jimenez, experiente piloto com passagens pela Fórmula Renault européia, Fórmula 2 e atualmente na Stock Car.

Recesso

A FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) entrou em recesso para as festas de fim de ano e férias coletivas dos funcionários. O retorno às atividades será no dia 7 de janeiro.

Sprint Race

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, será o palco da grande final da temporada 2018 da Sprint Race neste sábado. A Grande Final, que distribuirá pontuação dobrada, com 100 pontos em jogo, terá cinco pilotos que se enfrentam na PRO, sendo Diego Ramos, Gerson Campos, Rapha Campos, Luiz Túrmina, Kau Machado e, serão quatro na GP, Cassio Cortes, Caê Coelho, Rodrigo Rocha e a dupla Luciano Zangirolami/Rafael Seibel.