Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Eleição 2022, Jogos Paralímpicos e

Coluna ADI pelo Paraná: Eleição 2022, Jogos Paralímpicos e

Eleição 2022

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) deve ir a Brasília nesta terça-feira (24) para discutir com as lideranças nacionais o posicionamento do partido em relação à eleição de 2022. A pauta do encontro envolve a composição de alianças para disputa à presidência da República e também o cenário eleitoral do Paraná. convocação partiu do presidente da sigla, Carlos Siqueira, que no último final de semana reuniu o diretório nacional.

 

Eleições 2022 II

Segundo Romanelli, o partido está inclinado a uma aliança com o Lula, mas há uma ala bastante significativa que mantém uma proximidade muito grande com o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes. “Não tem nada definido ainda”, disse. No Paraná, “Os cinco deputados estaduais e dois federais do partido deverão ter bastante protagonismo na definição das alianças para as eleições de 2022”, informa Romanelli.

 

Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 começam nesta terça-feira, 24. A delegação brasileira será composta por 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiros), sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 434 pessoas. É a maior missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior. A modalidade com o maior número de atletas será o atletismo com 65 representantes e 19 atletas-guia. Seguida da natação com 36 atletas.

 

Encontro de educadores

Curitiba vai sediar, nos dias 26 e 27 de agosto, o VIII Encontro Nacional das Cidades Educadoras e I Seminário da Secretaria Municipal da Educação – Territórios, Inovação, Educação Integral e Sustentabilidade: Contextos e Práticas. O objetivo é apresentar e potencializar as ações desenvolvidas pelos municípios que integram o movimento, além de debater temas relativos à educação.

 

PSD Mulher

O PSD Mulher já está se preparando para as eleições de 2022. A estratégia é estimular e definir as candidaturas femininas às assembleias legislativas estaduais. O núcleo feminino do partido vem realizando encontros virtuais entre coordenadoras, militantes e mulheres com mandatos para acertar os próximos passos. O PSD pretende lançar candidaturas próprias à presidência e aos governos estaduais e, com isso, o núcleo feminino pretende aproveitar para eleger mais mulheres.

 

Repactuação

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) firmaram Termo de Repactuação do Plano Executivo Estadual do Programa Fazendo Justiça. O objetivo é formalizar os compromissos e as respectivas entregas pactuadas, que serão executadas conjuntamente pelas partes, ao longo do biênio 2020/2022. O Fazendo Justiça atua para a superação de desafios estruturais dos sistemas penal e socioeducativo.

 

Regularização

Microempreendedores Individuais (MEI) que estão devendo impostos têm até o dia 31 para acertar as pendências com o Fisco. Após esse prazo, a Receita Federal encaminhará os débitos não regularizados para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei, além da possibilidade de cancelamento do CNPJ. A estimativa do governo é que 4,4 milhões de MEIs, cerca de um terço do total, estão com pagamentos atrasados.