ICMS do cigarro

Líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD), em parceria com o governador Ratinho Junior (PSD) e aos secretários Guto Silva (Casa Civil) e Renê Garcia (Fazenda), obteve a vitória para os 28 mil produtores de fumo do Paraná, que movimentam quase R$ 1 bilhão e respondem por mais de 30% da produção do país, de segurar no mesmo valor o ICMS do cigarro. O reajuste previsto de 2 pontos porcentuais iria custear o vale-alimentação de R$ 600 mensais a ser pago aos policiais paranaenses.

 

Audi no PR

A indústria automobilística Audi vai retomar a linha de montagem em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com a produção dos modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback a partir de 2022. Única fábrica da multinacional na América do Sul, a Audi tinha paralisado a produção em São José dos Pinhais em dezembro de 2020, para adequar a linha de montagem para os novos veículos. A produção deve iniciar em meados do ano que vem. Mais um passo no processo de retomada da economia do Paraná, após os impactos da pandemia de covid-19.

 

Polo automotivo

O governador Ratinho Júnior lembrou que o Paraná vem alcançando bons índices de crescimento industrial e na geração de empregos. Entre janeiro e outubro cerca de 176 mil vagas formais foram abertas no Estado. “A Audi tem uma presença importante em um nicho de mercado, o que ajuda a consolidar o Paraná como um dos importantes polos automotivos do Brasil e do mundo, com a presença de grandes indústrias do setor”, afirmou.

 

‘Ganhando o Mundo’

Cem alunos da Rede Estadual selecionados para o programa Ganhando o Mundo se reuniram nesta terça-feira (14) em um evento celebrativo no Palácio Iguaçu. O embarque para o Canadá está previsto para o início de fevereiro, e o intercâmbio terá duração de um semestre letivo, com os estudantes retornando para o segundo semestre em seus respectivos colégios no Paraná. A seleção dos intercambistas foi feita com base na média de notas e frequência. Os critérios eram média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%.

 

Plebiscito

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) propôs a realização, durante as eleições do próximo ano, de plebiscito sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância e também sobre o foro privilegiado. Ele informou que vai protocolar um projeto de decreto legislativo com esse objetivo. O senador argumenta que o plebiscito — se realizado junto com as eleições — não acarretará custos para os cofres públicos, já que os eleitores responderiam às perguntas sobre esses temas no mesmo momento de votar.

 

Avaliação de impactos

O senador Flávio Arns (Podemos), reiterou a importância de votar pela criação do Sistema Nacional de Educação. A proposta aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça. Na opinião de Arns, sem esse instrumento será difícil implementar ações para acompanhamento da educação na pandemia. Em relatório preliminar do senador aborda a acessibilidade de crianças e adolescentes à escola, com a adoção da busca ativa daqueles que abandonaram os estudos, e a permanência dos estudantes no ambiente educacional, com a garantia de alimentação, segurança, atendimento e acolhimento, inclusive na área da saúde mental.