Opinião

Coluna ADI do dia 13 de agosto de 2019

Coluna ADI do dia 13 de agosto de 2019

Pirâmides criminosas

As pirâmides financeiras poderão ser incluídas como crime no Código Penal, prevê o projeto de lei do senador Flávio Arns (Rede-PR) em análise na Comissão de Constituição e Justiça. “É muito comum vermos esse tipo de esquema que muitas vezes está camuflado na forma de um investimento lucrativo, atraindo pessoas a adquirirem um produto fictício ou sem valor real de mercado com a promessa de lucro fácil”, aponta Arns.

Fácil de pagar

A rede credenciada pela Copel para receber a conta de luz ultrapassa mil pontos comerciais entre farmácias, supermercados e mercearias. Além das 15 redes bancárias, os novos convênios incluem um agente virtual que recebe a conta em débito e crédito (adeusfila.com.br). As 77 lojas da rede de farmácias Nissei e de 36 unidades dos supermercados Canção também recebem as contas.

Fácil II

Os locais credenciados em cada cidade podem ser consultados no acesso rápido do site copel.com em “como pagar sua conta”. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. Permite o cadastro direto de débito automático nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco, Santander, Banco Cooperativo do Brasil, Intermedium, Cooperativa de Crédito Rural Coopavel, Uniprime Norte do Paraná e Central Inter.

Leite do Paraná

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados estará em Castro na sexta-feira (16) para avaliar o potencial da produção do leite na região. A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) propôs o encontro para discutir “temas que buscam cada vez mais agregar valor econômico à produção nacional, para que o País mantenha o reconhecimento mundial da qualidade e segurança dos produtos do agronegócio”. O encontro será na Agroleite 2019, feira de agronegócios voltada para a cadeia leiteira, no Parque de Exposições Dário Macedo.

Aulão do Enem

Será hoje, na Assembleia Legislativa, o Aulão do Enem, que vai reunir mais de 700 estudantes da rede pública no preparativo ao exame nacional do ensino médio. A Assembleia disponibiliza ainda, de forma gratuita, mais de 500 videoaulas com conteúdos para melhorar o desempenho no exame.

Centro de Operações

O Centro Integrado de Operações de Fronteira em Foz do Iguaçu será inaugurado em dezembro e funcionará no PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). A implantação do centro proposta pelo ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança) vai reunir diversos órgãos de segurança, entre eles Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Justiça, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Operações Integradas.

Mais Cidades

O governador Ratinho Junior apresentou aos deputados detalhes do Programa Mais Cidades que prevê investimentos pelas Secretarias da Agricultura, da Educação e do Esporte, da Infraestrutura e Logística, da Segurança Pública e do Desenvolvimento Urbano. Com os detalhes dos projetos de cada secretaria, os deputados poderão orientar os prefeitos a listar as obras e os equipamentos de interesse de cada município até o lançamento oficial do programa em 25 de setembro.

Aonde der, juntos

PV, PSB, PDT e Rede decidiram formar uma frente de centro-esquerda para as eleições municipais de 2020. Os partidos já estão mapeando cidades onde há possibilidade de coligação. No Paraná, o MDB tenta atrair o PV e a Rede e o PDT defende disputar o pleito em chapa própria de prefeito e vereador. A aliança deve funcionar nas cidades menores, nas grandes, não.