FOTO: CELSO DIAS

 

Cascavel – A chuva chegou mansa ontem ao oeste do Paraná, com previsão de ficar um pouco ainda nesta sexta-feira, prenunciando uma nova onda de frio intenso. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou Alerta Laranja, com início às 15h deste sábado (17), para declínio acentuado de temperatura, com risco à saúde. Ou seja, prepare-se para dias de bastante frio.

O Simepar prevê chuvas ainda para esta sexta-feira, com acumulados de até 16 milímetros para Cascavel e Toledo. Em Foz do Iguaçu, a sexta deve ser de sol. O sábado também pode ter pancadas isoladas e o domingo, gelado!

O Simepar prevê mínimas de 4ºC no domingo e 1ºC na segunda para Cascavel; em Toledo, 5ºC domingo e 2ºC na segunda; para Foz, 7ºC e 3ºC, além de 6ºC na terça-feira. A partir de quarta, dia 21, as temperaturas voltam a subir, podendo bater os 30ºC no sábado (24), quando nova frente fria derruba tudo de novo.

Já o Climatempo prevê geada para Cascavel domingo, segunda e terça-feira, com mínimas de 2ºC. Para Toledo, o gelo consta na previsão de segunda e terça-feira, quando deve bater os 3ºC. Com 4ºC, Foz do Iguaçu também deve registrar geada nas manhãs de segunda e terça-feira.

O frio é resultado do avanço de uma nova massa de ar de origem polar, que logo se afasta e, a partir da próxima quarta-feira, os termômetros voltam a subir registrando breve veranico, antecedendo nova frente fria.