Cotidiano

Cascavel recebe novas doses da vacina pentavalente

43 Unidades de Saúde, sendo nove na área rural, já estão fazendo o contato telefônico com os pais das crianças para a agendar a vacinação

Cascavel recebe novas doses da vacina pentavalente

Unidades de Saúde estão fazendo contato telefônico com os pais ou responsáveis das crianças para agendarem a imunização a partir dessa terça-feira (25)

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última sexta-feira (21) 1 mil doses da vacina Pentavalente. De acordo com a pasta, as 43 Unidades de Saúde, sendo nove na área rural, já estão fazendo o contato telefônico com os pais das crianças para a agendar a vacinação.

Segundo o Programa Municipal de Imunização, 1500 crianças estão em uma lista de espera organizada por área de abrangência da Unidade de Saúde para receberem as doses.

A vacinação terá início nesta terça-feira (25) e seguirá até o término das doses. As crianças que não forem contempladas neste lote, deverão aguardar contato das Unidades, até o recebimento de novas doses a serem disponibilizadas pela 10ª Regional de Saúde.

“Lembrando que a vacinação nas Unidades será realizada mediante o agendamento de horário feito pelos servidores, por telefone, aos pais, para evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia”, ressaltou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Carolina Rossin Alves.

Desde janeiro deste ano, as Unidades de Saúde de todo o País vem enfrentando a falta da vacina pentavalente, uma das mais importantes e completas imunizações para recém-nascidos e que protege contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, que causa a meningite). A ausência de matéria prima para a produção das doses foi a justificativa do Ministério da Saúde.