Cotidiano

Cascavel já registra 138 casos de violência contra idosos neste ano

Conferência Municipal para debater o assunto deve reunir 500 pessoas neste mês

Cascavel – No próximo dia 30 será realizada em Cascavel a III Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Este ano o tema será O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades. A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem do evento.

O principal objetivo é aproximar a sociedade do debate sobre os direitos da pessoa idosa e apresentar as políticas públicas desenvolvidas pelo Município.

O evento é de suma importância, já que, de janeiro até o momento, Cascavel teve 138 vítimas de violência, sendo que estes casos registrados englobam 214 violações de direitos.

“Geralmente um caso vem acompanhado de uma violação de direito que pode ser por abandono, negligência, abuso financeiro, autonegligência, abuso sexual, situação de rua, discriminação e outros”, explica a gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Jhesi Fernanda Martins.

Em 2014 foram 214 registros de idosos vitimados pela violência em Cascavel que resultaram em 277 violações averiguadas durante os atendimentos. A Secretaria de Assistência Social trabalha em parceria com o Cras III (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), este último presta atendimentos a adultos.

(Com informações de Eliane Alexandrino)