Cotidiano

Casal formado por ex-divorciados deve viver como irmãos, diz arcebispo

Chaput.jpg

RIO – Pessoas divorciadas que se casam de novo devem viver como irmãos, sem fazer sexo. A orientação do arcebispo da Filadelfia, Charles Chaput, foi publicada no site da arquidiocese da metrópole americana. Segundo ele, casais formados por pessoas que se divorciaram anteriormente não podem comungar se estiverem mantendo relações sexuais.

Links Arcebispo

A afirmação estava junto com uma série de outras orientações do religioso, conhecido por sua visão conservadora.

“Viver como irmão e irmã é necessário para o casal divorciado e casado na esfera civil receber reconciliação no Sacramento da Penitência, que, então, pode abrir caminho para a Eucaristia (…) O jejum de intimidade física é um elemento forte da preparação espiritual para atravessar a vida juntos”.

O arcebispo desta que é a quinta maior cidade dos EUA também pediu aos padres de sua congregação para “ajudar” católicos atraídos por pessoas do mesmo sexo que tenham dificuldade para viver em castidade. Segundo ele, essas pessoas devem ter casamentos heterossexuais e ter filhos.

Para Chaput, relações homossexuais “oferecem um testemunho contrário à crença católica” e podem “produzir confusão moral dentro da comunidade”. Portanto, “aqueles atraídos predominantemente a pessoas do mesmo sexo devem se esforçar para viver em castidade pelo reino de Deus”.?