Cotidiano

Caic II e Cmei Espaço e Vida terão antigo problema estrutural resolvido

Caic II e Cmei Espaço e Vida terão  antigo problema estrutural resolvido

A Escola Municipal Edson Pietrobelli, o Caic II, no bairro Santa Cruz que está passando por uma grande revitalização. Construída na década de 1990, com estrutura pré-fabricada de concreto a cobertura possui blocos composta por placas de concreto encaixados. Na concepção da edificação foi previsto, em cada módulo estrutural, a existência de vigas calhas que recolhem e direcionam as águas pluviais, com tubos de queda embutidos na estrutura dos pilares.

Entretanto, a estrutura foi severamente comprometida com as sucessivas intervenções inadequadas para a limpeza de materiais que impediam a passagem do fluxo de água da chuva, resultando em infiltrações frequentes nos pilares e, consequentemente, degradação da estrutura, móveis e equipamentos, bem como prejuízo direto à qualidade do ambiente escolar para os alunos nos dias chuvosos, uma vez que os alagamentos se tornaram frequentes nas salas de aula, impedindo assim a utilização desses ambientes.

 

Solução

Problema semelhante foi registrado pela Secretaria Municipal de Educação no prédio da Escola Municipal Professora Dulce Andrade Siqueira Cunha, o Caic I, na região do bairro Clarito. Dessa forma, tendo em vista experiência anterior bem-sucedida na resolução do problema, a Semed iniciou as obras de melhorias no Caic II.  A reforma da cobertura do prédio está sendo feita através da solução estrutural em Steel Frame, a qual é composta por perfis galvanizados, tornando a estrutura bem mais leve que as convencionais em estrutura metálicas, e mais resistentes a degradação do tempo.

Os engenheiros da Secretaria de Educação ressaltam que a estrutura pré-fabricada do complexo de edificações do Caic II foi concebida para o atual sistema de cobertura composto por placas de concreto. Nesse contexto, a solução da estrutura em Steel Frame tem o objetivo de minimizar o peso que será implementado sobre a estrutura já existente, prevenindo futuros problemas oriundos de eventual sobrecarga sobre os pilares e vigas.

A ordem de serviço para o início das obras na Escola Municipal Edson Pietrobelli foi assinada no dia 28 de junho. Estão sendo investidos R$ 2.457.623,56 e o prazo de execução da obra que compreende a cobertura da Escola e do Cmei Espaço Vida é de cinco meses.

No Caic estudam 587alunos, com várias turmas em tempo integral. Já o Cmei Espaço e Vida atende a 170 alunos.

 

Dia das Crianças: alunos terão ‘Palhestra’

Em mais uma parceria com o Projeto Especialistas da Alegria Kids, os alunos da Rede Municipal de Ensino poderão de divertir nesta sexta-feira (8) com a ‘palhestra’ “Uma live na vida… Uma vida na live”, com a palhaça Woodi. A ‘palhestra’ é uma contação de história ‘palhacesca’, online e gratuita, que será transmitida às 15h pelo youtube, através do link https://youtube.com/especialistasdaalegria.

Nas unidades escolares, conforme organização das escolas e dos Cmeis, os alunos do período vespertino poderão acompanhar por lá mesmo. Já os alunos do período matutino e aqueles que ainda estão no sistema remoto, são convidados a assistir de casa.

A atração tem duração de 40 minutos e traz uma história repleta de músicas tradicionais, brincadeiras e a natureza.

Secom