Atletas do Programa Geração Olímpica, do Governo do Estado, conquistaram duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Uma prata na esgrima em cadeira de rodas e um bronze na natação. Jovane Guissone ganhou medalha de prata na prova da espada na Esgrima em Cadeira de Rodas. Nascido no Rio Grande do Sul, o esgrimista compete pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), com sede em Curitiba. Guissone disputou a final contra Alexander Kuzyokov e o cujo placar final foi 15 a 8, favorável ao representante do Comitê Paralímpico Russo. “Eu estou feliz, joguei solto, coloquei em prática o que treinei e voltar com uma medalha no peito é fruto de muita dedicação”, ressaltou Guissone.

TRAJETÓRIA ATÉ A PRATA – Após realizar uma excelente primeira fase com quatro vitórias e uma derrota, Jovane Guissone garantiu classificação para as quartas e venceu o iraquiano Ali Ammar por 15 a 10. Nas semifinais, ele derrotou o britânico Dimitry Coutry pelo placar de 15 a 13 com direito a uma virada. A medalha em Toquio é a segunda conquistada por Jovane Guissone para a esgrima em cadeira de rodas do Brasil. Ele foi ouro em Londres 2012.

PODCAST – Em julho desse ano, Jovane participou do podcast da Paraná Esporte e já falava da expectativa de conquistar medalha nos Jogos Paralímpicos em Tóquio.

BRONZE NA NATAÇÃO – O nadador Eric Tobera, classes S4, garantiu medalha de bronze na prova de revezamento 4×50 livre misto – 20 pontos (que representa a soma das classes funcionais dos quatro atletas que competem). O curitibano disputou as eliminatórias e classificou o Brasil para a final. Já na final, o time do Brasil teve outra formação.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), quem disputa as classificatórias também recebe a medalha, mesmo que não suba ao pódio. Tobera conquistou o bronze com o time composto por Daniel Dias, Patrícia Pereira dos Santos, Joana Neves e Talisson Glock – os quatro que caíram na piscina na final – e Laila Zuzigan e Gabriel Melone, que fizeram a eliminatória com Tobera. A equipe brasileira finalizou a prova com o tempo de 2min24s82.