Vice-líder

O governador Ratinho Junior escolheu o deputado Cobra Repórter (PSD) como novo vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa no lugar do deputado Tiago Amaral (PSB), que decidiu disputar a Prefeitura de Londrina nas eleições municipais de 15 e 29 de novembro. O deputado Hussein Bakri (PSD) é o líder de Governo e o deputado Adriano José (PV), também vice-líder.

Sem dinheiro

Os pré-candidatos a prefeito já reclamam da falta de dinheiro. Em Curitiba, um pré-candidato adianta que, se o partido não enviar recursos suficientes, não vai disputar a prefeitura. Outro pensa em desistir porque avalia que vai receber “qualquer recurso” do fundo eleitoral. Os partidos devem priorizar os candidatos da base eleitoral dos deputados federais.

Desistiu

O deputado Goura (PDT) desistiu da pré-candidatura a prefeito de Curitiba e anunciou os deputados Gustavo Fruet e Marcio Pacheco como candidatos do PDT nas disputas das prefeituras da capital paranaense e de Cascavel, respectivamente.

Crimes virtuais

O Senado analisa projeto que estabelece o agravamento da pena quando os crimes de estelionato e fraude no comércio forem praticados na internet. Atualmente, a pena para quem pratica golpes para obter vantagens é de um a cinco anos de reclusão e multa, e, com a proposta de mudança no Código Penal, a pena seria aumentada em dois terços para quem cometer crimes em meios virtuais. Levantamento da empresa de segurança da informação Unysis, em 2019, mostrou que 85% dos brasileiros foram vítimas de crimes virtuais ou conhecem alguém que foi.

Mesário voluntário

O eleitor interessado em atuar como mesário voluntário nas eleições já pode se inscrever. O mesário não é remunerado, mas recebe auxílio-alimentação em cada turno e tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados; e preferência no desempate em concursos públicos.

Destino turístico

De acordo com o IBGE, o Paraná foi em 2019, um dos principais destinos das viagens nacionais, ficando em sexto lugar. O estudo do instituto, que analisou 20,6 milhões de viagens pelo País, identificou que o Estado, em 1,16 milhão dos casos (5,65% do total) o destino principal dos viajantes.

Avaliação positiva

O crescimento da avaliação positiva do Governo Jair Bolsonaro e a queda brusca no número dos que o rejeitam acontecem a apenas 90 dias das eleições municipais deste ano. As pesquisas indicam que, com prestígio em alta durante a campanha, Bolsonaro deve favorecer um desempenho histórico dos seus aliados.

Infodemia

O deputado Luciano Ducci (PSB-PR) voltou a alertar sobre a propagação de notícias falsas de medicamentos milagrosos ou sem eficácia comprovada no tratamento da covid-19 e que se multiplicam nas redes sociais. “O impacto representa um problema sério para a integridade e a vida das pessoas. A covid não é uma gripezinha como se chegou a supor, já matou mais de 100 mil pessoas”.

Volta à normalidade

Em meio à melhora dos números da pandemia em algumas regiões, turistas e empresários do ramo voltaram a sonhar e acreditam na volta à normalidade. Pesquisa do FOHB mostra que, em agosto, 58,1% dos 872 hotéis consultados pela entidade vão reabrir, um índice que deve chegar a 85% até dezembro. Grandes operadoras de turismo já registram aumento no interesse e nas consultas sobre condições de viagem para embarques entre novembro deste ano e fevereiro de 2021.