Cotidiano

Acadêmicos de Agronomia da Univel realizam visita técnica em área rural

A visita técnica foi uma atividade da disciplina de Zootecnia, com o intuito de apresentar aos acadêmicos do curso de Agronomia como funciona o sistema de produção de leite

Acadêmicos de Agronomia da Univel  realizam visita técnica em área rural

As visitas técnicas realizadas durante a graduação auxiliam na inserção dos acadêmicos nos campos de atuação da sua futura profissão. Para os acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel – Univel, é de suma importância irem até o campo para entender como o cultivo e o manejo dos animais acontece na prática. Por isso, durante a disciplina de Zootecnia foi realizada uma visita técnica em uma propriedade rural que atua na produção de leite.

Para a professora do curso de Agronomia, Vaneila Daniele Lenhardt Savaris, a visita realizada na propriedade da Sra. Márcia Martini teve como principal objetivo familiarizar os alunos com as práticas de manejo apresentadas nas aulas teóricas da disciplina de Zootecnia, atrelando a teoria e a prática. “Durante a visita os acadêmicos conheceram um sistema integrado de produção de leite, onde as vacas são alojadas em instalações do estilo Free Stall. Puderam conhecer e observar as técnicas e manejos realizados durante a ordenha, forma de alimentação e alimentos utilizados, cuidados com o bem-estar e sanidade dos animais. Garantir aos alunos esse tipo de contato possibilita a fixação de conhecimentos, além de contato com os produtores que é imprescindível para o seu sucesso profissional”, ressalta Vaneila.

Para a acadêmica de Agronomia, Cleomara Granetto, a visita realizada foi uma oportunidade de conhecer, na prática, o que foi visto em sala de aula. “Para mim foi uma experiência única poder ver na prática o que foi estudado. É muito gratificante, pois nós que estudamos na teoria não temos nem noção de como realmente é trabalhoso essa parte de bovino de leite. Ter a oportunidade de ir visitar a propriedade e ver de perto como realmente é todo o processo foi muito bom”, conta Cleomara.