Esportes

Seleção fica no 0 a 0 com África do Sul na estreia na Olimpíada

BRASÍLIA – Gabriel Jesus perdeu um gol feito aos 24 minutos do segundo tempo, ao chutar na trave, sem goleiro e sozinho na pequena área, após cruzamento rasteiro da esquerda. E a seleção brasileira ficou só no 0 a 0 com a África do Sul na estreia no torneio masculino de futebol da Olimpíada. O Brasil jogou com um a mais em campo desde os 14 da etapa final, depois que o árbitro espanhol Antonio Lahoz expulsou o sul-africano Mothobi Mvala, que deu uma entrada violenta com a sola da chuteira no lateral Zeca.

A atuação da seleção não foi boa. A equipe do técnico Rogério Micale teve problemas com a retranca da África do Sul, e quando conseguiu chegar com perigo esbarrou na falta de pontaria e, por duas vezes, ambas em chutes de Neymar, no goleiro adversário.

Com isso, o comportamento do público foi discreto. A torcida até passou a incentivar mais no segundo tempo, quando o time cresceu. Mas na etapa inicial, pelo menos em dois momentos, Gabigol e Neymar tiveram que pedir aos torcedores que incentivassem o time.

Mais cedo, também em Brasília, Dinamarca e Iraque empataram em 0 a 0, em jogo válido pela chave da seleção brasileira.

Só aos 28 minutos do primeiro tempo o Brasil chutou a gol pela primeira vez. Neymar driblou um adversário e arriscou de longe, para bela defesa do goleiro Khune, que mandou a escanteio. Aos 39, de novo dos pés de Neymar, surgiu outra boa jogada, com mais uma defesa importante do goleiro sul-africano. O camisa 10 do Brasil bateu forte, da entrada da área, e Khune espalmou, evitando que a bola entrasse no ângulo de cima.

 

A seleção brasileira dominou as ações no primeiro tempo, e tomou um susto logo no início, aos 2 minutos: o goleiro Weverton, convocado de última hora para o lugar do lesionado Fernando Prass, precisou sair aos pés de um atacante sul-africano para evitar o gol.

O jogo começou às 16h, com muita gente ainda entrando na arena, e longas filas do lado de fora.

Confira as escalações iniciais:

BRASIL: Weverton, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia, Renato Agusto e Felipe Anderson; Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar.

ÁFRICA DO SUL: Khune, Matholo, Rivaldo Coetzee, Modiba e Mobara; Masuku, Motupa e Mekoa Mvala; Dolly e Mothiba.torcida.jpg