
Cascavel e Paraná - A próxima etapa da Copa Truck Petrobras, marcada para o próximo fim semana, vai entrar para a história do automobilismo brasileiro. Pela primeira vez desde a criação da categoria, os brutos vão acelerar sob as luzes artificiais em uma corrida noturna no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Para isso, no entanto, pequenas adaptações no formato tradicionais precisaram ser feitas.
A programação do sábado (12) não muda, com as classificações das divisões Elite e Pro, seguidas pelos respectivos Top Qualifyings. No início da noite acontece a corrida noturna — que terá o grid invertido entre os oito mais rápidos do classificatório. Em uma programação tradicional, ela seria a corrida 2, com 20 minutos mais uma volta e os cinco primeiros indo ao pódio. A largada está prevista para as 19h18.
Domingo de corrida e pontuação
Já no domingo (13), os caminhões retornam à pista para a corrida que será a principal, com 30 minutos mais uma volta, e distribuirá os pontos referentes à corrida 1 – e o grid respeitará a ordem do treino classificatório. Nesta disputa, os três melhores de cada categoria subirão ao pódio. Vale lembrar que o sistema de pontuação permanece o mesmo para ambas as provas, o que reforça a importância da performance desde o início do fim de semana até a bandeirada final no domingo.
Expectativas
Além disso, um treino de reconhecimento acontecerá na noite de sexta-feira. “Se algum piloto disser que não está animado para esta corrida especial, ele estará mentindo. Todo mundo sempre sonhou em correr à noite, que é algo que vemos em diversos outros campeonatos por aí e agora veio a chance. Espero ampliar meu recorde com mais uma vitória”, comenta Beto Monteiro, maior vencedor em solo cascavelense, com três triunfos.