Curitiba – O ano começou arrasador para Ana Sátila. Com apenas 19 anos, ela é a primeira bolsista mulher do programa TOP 2016 (Talento Olímpico do Paraná), do Governo do Estado, com a vaga garantida na Olimpíada do Rio de Janeiro. Ana é também a única representante da canoagem slalom – tanto no feminino quanto no masculino – a conseguir vaga nos jogos.
A atleta foi confirmada pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) como a representante do País na categoria K1.
Não haverá seletivas no K1 Feminino em decorrência dos inúmeros resultados expressivos de Sátila nestes últimos anos. Assim, ela já tem vaga garantida nesta categoria para os jogos do Rio, explicou Argos Rodrigues, supervisor do comitê de canoagem slalom da CBCa.
Os resultados expressivos têm sido reforçados ainda mais em 2016. No Aberto da Austrália de Canoagem Slalom, realizado entre de 5 a 7 de fevereiro, em Penrith, ela ficou em 6º lugar na final do K1 (prova que disputará na Rio 2016) e foi campeã na mesma modalidade no Sub-23.
Estou muito feliz com meus resultados, disputando a final adulta e terminando em primeiro no Sub-23. Foi uma boa prova”, comentou em entrevista para o site oficial da competição.
Ana falou sobre as expectativas para os Jogos Olímpicos:
Estou muito animada. A cidade está pronta e será muito legal.
Em 2015, Ana Sátila conquistou um ouro (categoria C1) e prata (na K1) nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), além de ter sido vice-campeã mundial SUB-23 e 13ª colocada, entre adultos, na K1 no Mundial de Londres (ING). A canoísta permanecerá na Austrália para competir no Campeonato da Oceania, neste fim de semana.
(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)