EDUCAÇÃO

Educação entrega kits e planeja implantar um cartão para a compra dos uniformes

Alunos de Cascavel recebem novos kits de uniforme escolar, compostos por 10 peças essenciais para o dia a dia - Foto: Secom
Alunos de Cascavel recebem novos kits de uniforme escolar, compostos por 10 peças essenciais para o dia a dia - Foto: Secom

Cascavel e Paraná - Os alunos da rede municipal de ensino começaram a receber nesta semana os kits de uniforme escolar. O kit é composto por 10 peças, com calça, jaqueta, blusa de moletom, camisetas regata e de manga curta, shorts-saia ou bermuda, duas meias, tênis e ainda peças de inverno com manga longa para os dias mais frios. A entrega para todos os 33 mil alunos segue até maio. 


De acordo com a secretária municipal de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, neste ano foi adotada a chamada online, onde os pais responderam um formulário solicitando os uniformes. “No entanto, infelizmente, ainda 900 famílias não responderam o formulário, mas nem por isso as crianças ficarão sem o kit uniforme. Nossa missão é entregar o uniforme para todos os alunos da rede municipal”, disse.


Ao todo, foram comprados 34 mil kits entre bebês e uniformes a partir de dois anos e cerca de 50% deste total já foi entregue ao Município. O problema está sendo novamente com os calçados, já que a licitação foi mais demorada e as empresas não entregaram o mostruário. A compra já foi empenhada e agora aguardam a entrega das amostras das empresas vencedoras da licitação, o que deve ocorrer em até 45 dias. “Os calçados ficarão para depois, mas os tênis estão chegando para nós, serão entregues nas escolas que já receberam a primeira parte do kit escolar”, garantiu. 

Cartão de compra


Baldini anunciou que a pasta pretende implantar a partir do próximo ano, o cartão para o uniforme escolar e para o material escolar. “Ao mesmo tempo que nós vamos estar entregando o uniforme, também fomentaremos o comércio local das empresas que vão se cadastrar e cada família poderá ir lá e retirar o uniforme do seu filho. É algo que a gente vem estudando”, explicou.


Segundo ela, o uniforme é uma forma de inclusão social, de redução da desigualdade e também de igualdade entre as crianças, já que a própria identificação da criança é uma questão de segurança fora do espaço escolar.


“Outro aspecto importante é o reaproveitamento do uniforme escolar, porque ele não se gasta todo em um ano de uso. O tecido é um tecido bom, porque ele pode ser aproveitado nos anos seguintes. Se não for para o seu filho, devolva na escola que outras crianças estarão utilizando. O que a gente não pode é correr o risco de estar encontrando ainda peças de uniforme escolar jogadas”, concluiu.