Educação

Apesar de danos do tornado na Escola Municipal José Baldo, calendário escolar não será comprometido

Apesar de danos do tornado na Escola Municipal José Baldo, calendário escolar não será comprometido

A segunda-feira foi diferente para os alunos da Escola Municipal José Baldo, em Cascavel. A Escola construída em 1977 e reformada em 2002, tem 277 alunos do infantil 4º ano. E a partir de hoje (9), por um período máximo de 30 dias, elas estudarão na Unipar, para onde foram transferidas até que as obras de reparo na escola sejam concluídas.

A instituição de ensino da rede municipal foi atingida pelo tornado, nível F2, na última quarta-feira (4). Com os fortes ventos parte da estrutura da escola, foi danificada, o que fez com que a Semed (Secretaria Municipal de Educação), buscasse alternativas para acomodar as crianças e desta forma não prejudicar o andamento do ano letivo e as atividades pedagógicas que são realizadas com os pequenos.

“As crianças da Escola Municipal José Baldo estão em um espaço apropriado. Fomos recebidos com muito carinho e cuidado pela direção da Universidade, câmpus de Cascavel, que abriu espaço de forma gratuita, para que nossos alunos pudessem estudar. Inclusive as crianças terão à disposição outros espaços da Universidade para que as demais atividades escolares possam ser realizadas, como o anfiteatro e o jardim de inverno, que será usado como pátio para os alunos”, afirmou a secretária Márcia Baldini, que acompanhou a transferência das crianças da escola até o prédio da Unipar.

“Além de toda nossa estrutura colocada à disposição das crianças, ainda estamos providenciando brinquedos para que elas se sintam acolhidas aqui na Unipar. Estamos felizes em recebê-las aqui e é muito bom ver estes rostinhos sorridentes ocupando nossas salas de aula. Este é nosso papel: devolver à comunidade de Cascavel, um pouco de tudo o que ela nos proporciona ao longo dos anos que aqui estamos. Elas podem ficar aqui o tempo que for necessário para a reconstrução e readequação da escola. A universidade é das crianças da escola José Baldo agora”, disse o diretor da Unipar, Raphael Sahd.

Transporte das crianças

O transporte das crianças da escola até a Unipar e no retorno para casa, será feito pela Semed. Os pais precisam apenas continuar levando as crianças até a escola e buscando-as no final do período letivo de cada uma. “Os alunos estão seguros e confortáveis aqui e nossos professores estarão aqui para atendê-las em tudo o que precisarem. Inclusive a merenda escolar, estamos trazendo do Ceavel, para os nossos alunos. Apenas a parte administrativa da escola continuará funcionado na rua Públio Pimentel, 1003, no bairro Alto Alegre. Com esse atendimento as crianças não terão prejuízos na aprendizagem e o calendário será mantido”, garantiu Ana Paula Figueredo Fukuda, diretora da Escola Municipal José Baldo.

A Secretária Márcia Baldini, informou ainda que a Escola Municipal, José Baldo, está na lista de prioridades da Semed, para nova edificação ” e até por isso, as intervenções nesta unidade, serão de forma pontual, porque estamos na fase de elaboração do projeto para conseguirmos recursos para construir uma escola nova onde está hoje a Escola José Baldo”.

Os investimentos emergenciais nas unidades escolares devem girar em torno de R$ 250 mil. “Esses recursos serão usados em obras no CMEI Pedro Dambros , no Alto Alegre, CMEI São Francisco, no Periollo, Doce Infância, no bairro Cataratas, Sonho de Criança, no São Cristóvão, Escola Municipal Emília Galaffassi, no Parque São Paulo, Escola Neiva Ewald e Escola José Baldo”, finalizou a secretária Márcia Baldini.

Fonte: Secom