Cascavel – A sexta-feira (25) foi mais um dia especial para os alunos da rede municipal de Cascavel, com a realização da segunda edição do “PaiZ nas Escolas” e o lançamento da Campanha “Cria na Paz”, que integra as comemorações do Mês da Primeira Infância e tem como temática a comunicação não violenta. As atividades tiveram início com a Caminhada da Paz, que aconteceu na Avenida Interlagos e reuniu professores e alunos da Escola Francisco Vaz de Lima e os Cmeis Castelinho, Irmã Iolanda Guzman Bazan, Clementina Jorgensen e Gracinda Rocha.
O prefeito Leonaldo Paranhos visitou algumas escolas e também participou da caminhada. Ele destacou a participação dos pais nas instituições de ensino e lembrou que a ação “PaiZ nas Escolas” foi criada em abril, motivada por um covarde ataque a um Centro de Educação Infantil na cidade de Blumenau, que deixou quatro crianças mortas.
“A educação deve ser prioridade. Nós estamos falando de 31 mil crianças [ da rede municipal]. Elas não entendem se tem ou não recursos; elas precisam ser atendidas com todo o conforto possível. Transferimos toda a nossa estrutura de segurança para as escolas”, afirmou o prefeito, lembrando que, em tempos difíceis, é preciso escolher prioridades: “Educação e saúde têm que ser sempre prioridades”.
As escolas e Cmeis tiveram um dia com atividades diferenciadas e a presença dos familiares dos alunos, estreitando os laços entre a família e a instituição de ensino.
Participação maior
A secretária de Educação, Marcia Baldini, disse que a segunda edição do “PaiZ nas Escolas” foi positiva e que os pais estão mais participativos. “As escolas e os centros municipais de educação infantil estão se destacando na organização das atividades para trazer a família para a escola. O objetivo da Secretaria de Educação é fortalecer a participação consciente dos pais na escola”, disse a secretária.
Baldini destacou ainda que o fortalecimento do trabalho de parceria entre os pais e a escola em prol da criança. “Sabemos que a criança fica na escola de 4 a 8 horas por dia, quando em tempo integral, mas com a família ela fica a vida inteira. Portanto, o pai e a mãe precisam acompanhar os momentos em que a criança vai para a escola, seu aprendizado e comportamento, para que juntos escola e família possam buscar o melhor para as crianças do município de Cascavel”, completou.