Vera Cruz A disputa pelo principal cargo da Prefeitura de Vera Cruz do Oeste ocorre entre três candidatos. Um deles, o agricultor Marcos Vilas Boas Pescador, está em busca de seu terceiro mandato. Sua primeira gestão foi em 2001 até 2004, quando foi reeleito e seguiu no comando do município até 2008, pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Hoje, Pescador concorre pelo Pros (Partido Republicano da Ordem Social), apoiado pelo vice Kid Construção, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), que se licenciou da presidência da Câmara de Vereadores por conta de sua candidatura.
Como suas raízes estão ligadas ao agronegócio, Pescador tem como uma de suas prioridades o resgate de programas voltados à agricultura, especialmente a familiar, que foram, segundo ele, abandonados pelas gestões anteriores. Ele pretende melhorar a qualidade das estradas rurais e fomentar as atividades nas agroindústrias. Além disso, o candidato dará atenção especial também à educação, garantindo mais vagas nas creches, promovendo ainda atividades de contraturno escolar, com o intuito de que as crianças e adolescentes não tenham fiquem longe das drogas e da criminalidade.
Pescador é natural de Sertanópolis, tem 53 anos, é casado e tem cinco filhos. Nas eleições deste ano ele concorre pela coligação entre o PTB, PSDB, PP e PROS.
Maior número de votos
Com 365 votos válidos, o maior número de votos para o Legislativo na eleição de 2012, Ednei Sgobi assumiu o cargo de vereador e hoje concorre à prefeitura. O comerciante, que também já foi agricultor, é natural de Janiópolis, e chegou a Vera Cruz do Oeste em 1976. Tem 53 anos, é casado e tem dois filhos.
A decisão de exercer por quatro anos a administração pública do município ocorreu pela boa aceitação que teve da população durante o período que permaneceu na Câmara. Na eleição deste ano, Sgobi conta com a coligação dos partidos Solidariedade o qual faz parte -, PSC, PR, PPS, PSL e PL, com a vice Fatima.
O candidato elenca a saúde como o principal gargalo. De acordo com Sgobi, o que também precisa melhorar são as estradas rurais. Elas [as estradas] estão ruins e precisamos priorizar os serviços em benefício ao campo, já que a agricultura é a base de nossa economia, diz.
Mulheres
Professora Nelma Cardozo de Oliveira é mais um nome que disputa a eleição em Vera Cruz do Oeste. Ela concorre pelo PMDB com apoio do PSD, PDT, DEM, PHS e PT, com apoio do vice Sérgio Bianchini, que é administrador.
Ela representa uma pequena parcela do público feminino na política. Caso seja eleita, vai melhorar a saúde e a educação do município, o que segundo Nelma são pontos fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento da população.Queremos atender aos anseios locais. Contamos com um amplo plano de governo que também atende as demais áreas de forma bem pontual, como, por exemplo, a agricultura, afirma ela.
Nelma atua como professora há quase 30 anos e ficou à frente do Colégio Marquês de Paranguá e da Casa Familiar Rural por dez anos. Sua primeira experiência política ocorreu no ano passado, quando participou ativamente do diretório local do PMDB. É natural de Paranavaí, tem 53 anos e chegou a Vera Cruz há 40 anos. Nelma é casada e tem duas filhas.