Cotidiano

Reuso de água proporciona economia e sustentabilidade

Engenheiros, arquitetos e acadêmicos participaram do curso ministrado na AEAC

Reuso de água proporciona economia e sustentabilidade

A interação e as curiosidades no que tange ao tratamento de esgoto para reuso da água, foram os pontos altos destacados pelo engenheiro ambiental João Vitor Gallo, durante curso sobre Eficiência no Uso de Água em Edificações Sustentáveis, organizado no dia 25 de outubro pela AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), em parceria com o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná).

Para participar, bastava levar um quilo de alimento não perecível a ser repassado pela diretoria da instituição a uma entidade carente de Cascavel. O curso contou também com a participação os engenheiros civis Isabella Mariano Neves e Guilherme Affornalli. Além da parte teórica, a ocasião ainda reservou uma dinâmica envolvendo os profissionais que simularam o dia a dia no escritório, atrás de soluções eficientes para o sistema de tratamento de esgoto, reuso de água, entre outros recursos.

De acordo com o engenheiro ambiental João Vitor Gallo, a ideia foi a de mostrar as formas de gerar economia de água e de custos, garantindo um consumo plausível. “A escassez de água tem feito as pessoas repensarem seus comportamentos e serem mais conscientes no âmbito sustentável e ambientalmente correto”, destaca. Hoje, há no mercado metais e louças mais eficientes e concebidas para garantir economia de recursos naturais.

A sustentabilidade deixou de estar presente apenas em rótulos de produtos de consumo nos supermercados. Grandes empresas e construtoras já exibem selos atestando esse viés ambiental, dando notoriedade aos benefícios sociais, governamentais e de meio ambiente. “Existe uma série de marcos que precisamos alavancar, entre os quais o Protocolo de Kyoto e os objetivos de desenvolvimento do milênio”.

Para o engenheiro civil Sandro Gouveia, formado há 4 anos pelo Centro Universitário FAG e que participou do curso, o tema apresentado serviu para abrir o leque do conhecimento e entender melhor como atuar em obras dentro do cenário sustentável. “A AEAC está de parabéns ao proporcionar este e outros cursos, fundamentais para manter engenheiros, arquitetos e acadêmicos antenados às novas tendências”.

O presidente da AEAC, arquiteto urbanista, Ricardo Ceola, enfatizou a participação dos profissionais em um tema tão importante na concepção dos projetos. “É só fazendo parte de um curso como esse para perceber o quanto o reuso da água pode impactar na economia de um edifício e o seu alcance no aspecto ambiental”, descreve. “Adotando essa metodologia, acabamos dando uma nova finalidade no uso das águas cinzas que seriam simplesmente despejadas nas redes de esgoto ”.

 

Fonte: Imprensa AEAC

Foto: Anderson Pereira