Cotidiano

Renan encontrará Temer e adia decisão sobre meta fiscal

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou na tarde desta terça-feira que só vai convocar para a próxima semana reunião do Congresso para votação da nova meta fiscal. Renan vai se encontrar com presidente interino Michel Temer nesta terça-feira às 18 horas e afirmou que antes de convocar o Congresso o novo governo precisa decidir qual será o déficit proposto.

O governo Dilma Rousseff tinha enviado um projeto de lei alterando a proposta de superávit em 2016 para um déficit de R$ 96 bilhões. Os primeiros estudos do governo Temer, porém, estimam que pode ser necessário fazer um déficit ainda maior. Renan disse que na quinta-feira receberá o ministro do Planejamento, Romero Jucá, para debater o tema.

? Não vamos convocar o Congresso para essa semana porque o governo ainda está fechando as contas e é mais prudente aguardarmos. O Congresso só será convocado para a semana seguinte ? disse Renan, ao chegar ao Senado.

Questionado se o adiamento da decisão não poderia levar o Brasil a um “shutdown”, uma vez que a nova meta teria de ser aprovada até 30 de maio, o presidente do Senado disse que o mais importante é aprovar um número que seja definitivo.

? O risco maior é estabelecer uma meta que desde logo não pode ser cumprida, que não será cumprida. Então a prudência recomenda aguardar um pouco ? disse Renan.