POLÍTICA

“Ratinho Junior é o líder que o Brasil precisa”, diz Santin Roveda, do Detran

Santin Roveda discute os desafios do Detran do Paraná sob a gestão do governador Ratinho Junior em entrevista exclusiva - Foto: Paulo Eduardo/O Paraná
Santin Roveda discute os desafios do Detran do Paraná sob a gestão do governador Ratinho Junior em entrevista exclusiva - Foto: Paulo Eduardo/O Paraná

Cascavel e Paraná - O diretor-presidente do Detran do Paraná, Santin Roveda, esteve em Cascavel ontem (3) para participar de uma audiência pública na Câmara Municipal. Durante a passagem pela cidade, Roveda concedeu entrevista exclusiva ao jornal O Paraná e falou abertamente sobre os desafios à frente do órgão de trânsito, os projetos em andamento, a gestão do governador Ratinho Junior e suas projeções para as eleições de 2026.

Roveda foi prefeito de União da Vitória de 2017 a 2020. Em 2022, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo União Brasil, ficando com a segunda suplência do partido, com 37.430 votos. Em fevereiro de 2023, foi nomeado secretário de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná, a convite do governador Ratinho Junior. Em maio, assumiu o cargo de diretor-presidente do Detran.

O pouco tempo à frente da autarquia já foi suficiente para Roveda avaliar que o principal desafio do órgão é a educação no trânsito, especialmente diante de uma nova geração menos interessada em obter a CNH. “Educação no trânsito. Até porque temos uma geração nova, que não está tão interessada em tirar a Carteira Nacional de Habilitação. A gente vê muita gente até despreparada nas ruas, dirigindo”, afirmou.

Para ele, o crescimento do setor de entregas também impõe novas exigências. “A necessidade de agilidade e rapidez faz com que se bata a cabeça nas ruas. Para isso, precisamos de conscientização, campanhas educativas em rádio, TV, internet e até WhatsApp”, explicou.

Detran não multa!

Roveda também enfatizou que o Detran não é um órgão de aplicação de multas. “As pessoas falam muito que o Detran é responsável por emitir multa. Eu gosto de dizer que quem dá a multa é a pessoa que comete a infração e não cumpre a lei”, pontuou. Ele destacou ainda o investimento em segurança pública com recursos oriundos do Detran Paraná: “Compramos quase 400 veículos para a Polícia Militar, BOPE, Patrulha Maria da Penha, mais de 200 motocicletas. Nós temos a melhor polícia do Brasil.”

CNH Social

Neste ano, o governo do Paraná lançou o programa CNH Social, coordenado pelo Detran, com o objetivo de reduzir desigualdades sociais e econômicas e ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho para pessoas de baixa renda. Segundo Roveda, o programa contará com investimento de R$ 24 milhões do Estado e deve beneficiar mais de 10 mil pessoas. As vagas serão divididas em quatro modalidades.

A primeira, chamada Habilita, é voltada à obtenção da primeira CNH nas categorias A, B ou AB. A segunda, Profissionaliza, destina-se a quem já possui CNH e deseja incluir as categorias C, D ou E para ampliar as chances de emprego. “A gente pretende fazer com que esse valor seja subsidiado, pago pelo Estado, para que mais pessoas possam se habilitar e contribuir para o desenvolvimento econômico”, explicou.

Ratinho Jr 2026

Quanto ao cenário eleitoral e à possível candidatura do governador Ratinho Junior (PSD) à presidência em 2026, Roveda foi direto: “Se você está me perguntando como eleitor, ele tem meu voto.” E completou: “Vejo que é a pessoa mais competente, mais preparada, e sonho com isso. Hoje o Brasil está à deriva, totalmente à deriva. Se tivermos um líder de verdade, podemos ser protagonistas no mundo.”

Ao avaliar a gestão do governador, Roveda foi categórico. “O Governo do Paraná é extremamente saneado economicamente. Na verdade, é o estado mais saudável do país”, destacou. Ele também ressaltou o papel do Paraná como “supermercado do mundo”, mencionando a força do agronegócio, o pleno emprego e os investimentos em infraestrutura rodoviária.

“Vamos entregar, em 2026, um PIB de R$ 800 bilhões. Em oito anos, dobramos o PIB do Paraná. Isso é inédito e fantástico”, comemorou.

Chave de ouro

Entre as entregas previstas para o fim do mandato de Ratinho Junior está o Programa Poupa Tempo, que reunirá diversos serviços estaduais em um só local. “Vai ser um grande shopping de cidadania, com todos os serviços para atender à população, fisicamente e de forma permanente”, explicou. O programa prevê unidades em várias cidades, incluindo Cascavel.

Disputa para federal

Roveda também falou sobre suas expectativas políticas para o próximo ano. Após ter sido prefeito, secretário de Estado e candidato a deputado federal em 2022, confirmou que deve disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026. “O governador quer e me vê na Câmara Federal. Ele já demonstrou essa esperança em mim como pré-candidato a deputado federal e eu aceitei esse desafio”, revelou. Para ele, o mais importante é seguir colaborando. “Como estou conseguindo contribuir com o Paraná, eu quero contribuir com o Brasil.”