Cotidiano

Raro panda gigante nasce em zoológico da Bélgica

RIO — Um filhote macho de panda gigante nasceu no zoológico Pairi Daiza, em Brugelette, na Bélgica, num raro evento para a espécie ameaçada de extinção, com menos de dois mil exemplares no mundo.

O nascimento pegou a equipe do zoológico de surpresa. A gestação foi anunciada há apenas duas semanas, acompanhada de cautela sobre a detecção do minúsculo feto.

O filhote nasceu saudável nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, com o corpo rosa pelado, cego, e apenas 171 gramas. Segundo Tim Bouts, diretor do zoológico, bebê panda nasceu como uma “pequena salsicha rosa”, e deu um alto choro antes de ser pego pela boca da mãe, Hao Hao, uma fêmea de seis anos. O pai é Xing Hui.

A mãe e o filhote passam bem, “mas ainda no período de risco”, disse Bouts.

O Pairi Daiza abriga o par de pandas gigante desde 2014, sob um acordo com autoridades chinesas, que ajudaram no tratamento de inseminação artificial.

Com o sucesso de programas de preservação, o panda gigante tem conseguido se recuperar. De acordo com a WWF, uma expedição em 2014 identificou 1.864 pandas vivendo na natureza, quase o dobro do número de animais em 1970, e com alta de 17% em uma década.

Como parte dos esforços para salvar a espécie, mais de 300 pandas vivem em zoológicos, a maioria na China. Entretanto, sua reprodução em cativeiro é complicada, mas novas técnicas de inseminação artificial estão conseguindo algum sucesso. A Bélgica se tornou o terceiro país na Europa a conseguir a reprodução do panda em cativeiro.