
De acordo com a Proteste, clientes foram surpreendidos pela prática abusiva de alteração unilateral das regras. A associação adverte ainda que a mudança se caracteriza como propaganda enganosa, uma vez que em seu lançamento a comunicação para promovê-lo dizia que o mesmo era ?livre de anuidade e tarifas para sempre?.
Ainda de acordo com a Proteste, todo mês em que não há gasto no cartão, passou a ser cobrado valor proporcional à anuidade, que totaliza R$ 270. Segundo a associação, a prática é abusiva e lesa os clientes que também foram prejudicados pela extinção do programa de benefícios desse cartão de crédito, o que impossibilitou a troca de pontos acumulados por milhas aéreas para compra de passagens.
A associação informou que na ação, serão pedidos: a manutenção da gratuidade da anuidade para quem é cliente antigo; devolução dos valores cobrados indevidamente para compras de menos de R$ 100 e que o banco possibilite que clientes façam o resgate dos benefícios acumulados no programa de fidelidade.
A associação disponilibilizou um canal para que os interessados em participar da ação coletiva possam se cadastrar.
O Santander informou que o benefício de isenção da anuidade do cartão de crédito Santander Free e o programa de recompensas Bônus Esfera continuam válidos. De acordo com o banco, as condições para a utilização desse benefício e resgate de bônus estão em conformidade com o disposto em contrato, tendo havido prévia e ampla divulgação dessas condições ao público. A instituição informou ainda que os usuários do cartão podem trocar seus bônus acumulados por diversas opções de produtos, viagens, hotéis e outros serviços disponíveis no catálogo do programa, sem limite mínimo para resgate.