Cotidiano

Prefeituras do Paraná oferecem serviços públicos “na palma da mão”

Os aplicativos para celular ganham espaço entre prefeituras que buscam modernizar a gestão e os serviços públicos. Em Paranaguá, por exemplo, uma nova ferramenta está sendo usada na fiscalização imobiliária. Agora, os fiscais atualizam dados sobre imóveis – dimensões, localização, mudanças na estrutura – diretamente do local visitado com uso de tablet, com inclusão automática no sistema do município e sem necessidade de digitação posterior, o que antes exigia muito tempo dos profissionais. “Estamos na fase final de implantação da solução e já percebemos aumento na agilidade do atendimento aos cidadãos e no trabalho da equipe”, diz o secretário de Urbanismo do município, Koiti Takiguti.

A inovação implantada em Paranaguá segue a tendência de aumento expressivo na demanda por serviços municipais via aplicativo. Levantamento da IPM Sistemas, que desenvolve tecnologia em nuvem para a administração pública municipal, mostra que houve aumento de 213,75% no volume de acessos a serviços públicos via app em 2022 no Estado.

Em 2021, foram feitas 691,7 mil solicitações. Em 2022, o número saltou para 2,1 milhões. “A tecnologia possibilita que o serviço público esteja, literalmente, na palma da mão. Em muitos municípios paranaenses já não há necessidade de se deslocar até uma repartição pública para resolver alguma pendência. Tudo pode ser feito via aplicativo, de qualquer lugar, sete dias por semana, 24 horas por dia”, diz Kananda Mayer, que é a coordenadora de desenvolvimento da solução Governo Digital da IPM. Ferramentas que levam a administração pública para dentro do celular serão apresentadas pela empresa no Smart City Expo Curitiba, evento marcado para os dias 22, 23 e 24 de março, na capital paranaense.

Além do aplicativo, os sistemas de gestão podem ser acessados por qualquer equipamento conectado à internet. “Uma cidade inteligente passa necessariamente pela gestão e inclui o uso de tecnologia”, alerta o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella. “Ferramentas adequadas permitem aos gestores priorizar as demandas da população e aplicar esforços e verba em ações que impactam diretamente na vida do contribuinte”, completa Zanella, que estará no Smart City Expo Curitiba, assim como Kananda.