O Conseg (Conselho Municipal de Segurança) de Cascavel realizou na noite de quinta-feira (11) na sede do 6º Batalhão de Polícia Militar, a primeira reunião com líderes comunitários da Região Norte da cidade e forças de segurança para debater possíveis ações para frear a onda homicídios e a criminalidade que vem deixando os moradores dos bairros da região bastante preocupados. Das 35 mortes registradas na cidade do começo do ano até agora, 23 delas ocorreram nos bairros da Região Norte.
A reportagem do Jornal O Paraná acompanha esta situação e trouxe, na edição do último final de semana, dados bastante preocupantes, visto que durante todo o ano de 2023 foram 60 homicídios, sendo três feminicídios e 57 homicídios, em diversas regiões da cidade. Já 2024, apenas no primeiro trimestre, já são 33 registros, sendo 21 deles ocorridos na Região Norte de Cascavel.
Para o presidente do Conseg, Sérgio Leonardo Gomes, o conselho é justamente para aproximar a comunidade das forças de segurança e debater ações para minimizar este processo. “Precisamos entender as causas e buscar soluções”, disse. Uma das primeiras medidas foi promover uma reunião com a comunidade, ouvir os moradores e, a partir dela, junto com as forças de segurança, montar uma estratégia para combater o problema. Nova reunião será agendada para a próxima semana, no Bairro Floresta.
Ações reforçadas
Durante a reunião no 6º BPM, o comando da PM anunciou o reforço de ações e da presença dos policiais na região, principalmente nas áreas de maior criminalidade. A primeira ação ocorreu já na noite de quinta-feira (11), com a Operação Saturação, na qual todo efetivo administrativo da unidade foi empregado no policiamento ostensivo, realizando abordagens, bloqueios de trânsito e patrulhamento com equipes da Cavalaria, Rocam, Rotam e Choque.
Ao todo, foram empregados 47 militares estaduais em 20 viaturas, sendo 6 motos, que realizaram abordagens a 125 pessoas, 79 veículos e 3 estabelecimentos comerciais, resultando na confecção de 45 notificações de trânsito, de 2 Termos Circunstanciados, na apreensão de 4 veículos, 460 gramas de maconha, crack e na prisão de três pessoas. A intenção é que a operação siga sendo realizada de forma constante na região.
Representantes da Polícia Civil que estiveram presentes na reunião confirmaram que estão concentrando todos esforços nas investigações dos crimes, e que contam com o apoio da comunidade para fornecer informações e denúncias que possam auxiliar no esclarecimento dos casos. Já a Guarda Municipal, disse que também vai aumentar as rondas na região, utilizando inclusive um veículo blindado, além de realizar operações de segurança.