Cotidiano

"Plantão Psicológico" ganha sala exclusiva de atendimento na Guarda Municipal de Foz

Serviço de atendimento psicológico destinado aos servidores municipais da GM funciona desde 2019

"Plantão Psicológico" ganha sala exclusiva de atendimento na Guarda Municipal de Foz

O “Plantão Psicológico”, serviço de atendimento psicológico aos servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, ganhou uma sala exclusiva e equipada para melhor atender os profissionais de segurança pública. Situado na sede da Secretaria de Segurança Pública, o espaço funciona todas as quintas-feiras, no período matutino. O programa é coordenado pela Diretoria de Saúde Ocupacional, vinculada à Secretaria Municipal de Administração.

O projeto começou com uma ideia em 2018 e desde 2019 funcionava em salas disponíveis no local. A conquista de uma sede própria para o importante serviço foi resultado de um trabalho conjunto envolvendo a Diretoria de Saúde Ocupacional, a Associação da Guarda Municipal e o Comando da GM. A sala disponibilizada para o programa foi revitalizada e ganhou nova pintura, persianas e o mobiliário necessário para o atendimento psicológico.

O guarda municipal e Presidente da Associação da Guarda Municipal, Tony Cleverson Côrrea, foi um dos primeiros a inaugurar o consultório e conta que se sentiu ainda mais acolhido na nova estrutura. “Antes fazíamos os atendimentos em ambientes improvisados. Agora, com esse novo espaço, mais acolhedor e aconchegante, acredito que nossos atendimentos psicossociais serão melhorados, porque vamos nos sentir mais vontade e com mais liberdade de conversar em espaço mais reservado”, comentou Côrrea.

Avanço

A nova sede é considerada um importante avanço na política de saúde mental voltada aos trabalhadores da instituição e demonstra a consolidação da iniciativa. “É um projeto que prosperou graças ao entendimento e comprometimento de vários parceiros com a implementação de uma política de saúde mental voltada a uma das categorias, que pela natureza do trabalho, requer uma atenção especial do Poder Público”, expressou a Diretora da Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima.

A política pública de saúde mental direcionada aos guardas municipais possui como base avaliações e pesquisas feitas pelo Instituto Vida e Centro de Viver Saudável, através de um Acordo de Cooperação Técnica com o município. Os dados demonstram que a maior parte dos guardas é afetada por fatores estressantes, tanto pela natureza do trabalho como por motivos externos.

“O profissional de Segurança Pública está sujeito a vários fatores que agravam a condição psicológica, em comparação com outras ocupações. Temos feitos palestras, capacitações e adotado ações para fazer o acolhimento dos profissionais, e isso é importante tanto para o servidor como para a população, porque o servidor fica mais bem preparado emocionalmente para enfrentar as ações do dia a dia”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Reginaldo Silva.

Para a supervisora de promoção a saúde do servidor, Elis Ledesma, o objetivo principal é auxiliar o servidor municipal com as dificuldades enfrentadas no exercício da função com vistas ao ajustamento psicossocial, melhora no desempenho funcional, autoestima e cuidado por meio do serviço psicológico.

“O atendimento psicológico tem a finalidade de ajudar e trabalhar em todas as questões emocionais, comportamentais, relacionamento, carreira, profissão, família, casamento, timidez, ansiedades, depressão, questões psiquiátricas ou existenciais”, acrescentou Elis.

Psicologia

A Diretoria de Saúde Ocupacional também iniciou a implantação do Plantão Psicológico na Secretaria Municipal da Fazenda, que vai fazer o atendimento em saúde mental aos servidores da pasta. Além desse programa, a diretoria também oferece a todos os servidores o programa “EscutaDISO”, um serviço de acolhimento psicológico, com foco na qualidade de vida e saúde do trabalhador.

De acordo com dados do serviço, entre 2020 e 2021, foram realizados cerca de 800 atendimentos psicológicos, entre encontros on-line, presenciais, domiciliares e acompanhamentos. O atendimento acontece na sede da diretoria e deve ser agendado pelo telefone 45-984233151.

O psicólogo Frank da Silva Veiga, que atua nos serviços, comenta sobre a importância da implementação das políticas públicas de saúde mental voltadas ao trabalhador. “Começamos com um psicólogo e agora somos em quatro. Estamos contentes que as ações voltadas ao cuidados com a saúde mental dos servidores estão conquistando mais espaço”, expressou.