Cotidiano

Paratleta Eduardo Fillus tem sua trajetória reconhecida pelo Legislativo

Paratleta Eduardo Fillus tem sua trajetória reconhecida pelo Legislativo

A Câmara de Cascavel entregou nesta segunda-feira (03), Votos de Louvor e Congratulações para Eduardo Emanuel Sartori Fillus, em reconhecimento a toda determinação e superação para finalizar sua graduação no curso de Educação Física e por suas conquistas em diferentes categorias paradesportivas. A homenagem foi proposta pelo presidente Alécio Espínola (PSC).

Eduardo é um jovem com síndrome de Down, mostrou que nada é impossível quando se tem perseverança, dedicação e apoio. Nascido em Ponta Grossa em 1997, Eduardo é o segundo filho de Suzani Gabriel Sartori Fillus e Luiz Ângelo Fillus. Desde muito cedo, sua família o incentivou em sua formação, reconhecendo o potencial que ele tinha para desenvolver suas habilidades. Eduardo iniciou sua educação na APAE de Ponta Grossa aos dois meses de idade, participando do Programa de Estimulação Essencial e recebendo acompanhamento terapêutico. Ele continuou seus estudos na APAE e no ensino regular, fazendo terapias com atendimento psicopedagógico.

Desde cedo, Eduardo demonstrou interesse por esportes, iniciando aulas de capoeira na APAE aos seis anos de idade, além de participar de aulas de natação por muitos anos no Clube Comercial. Com o tempo, ele percebeu a importância da atividade física para a saúde e bem-estar. Seu empenho o levou a se tornar um atleta medalhista do paradesporto desde 2013, competindo em diversas modalidades, como Atletismo, Natação e Parataekwondo. Atualmente, é bicampeão brasileiro e bicampeão paranaense de ParaPoomsae na categoria P22 – Síndrome de Down.

Ainda, em 2023, foi campeão na Copa Oeste de taekwondo, recebendo também o Prêmio dos Melhores do Ano de 2022 da Federação Paranaense de Taekwondo, Adulto Parataekwondo.

Contudo, Eduardo não se limitou apenas a suas conquistas esportivas. Há seis anos trabalha como Assistente Administrativo de Recursos Humanos na empresa Mascarello. Determinado a seguir sua paixão pelos esportes, Eduardo prestou vestibulares e foi aprovado na Unopar Anhanguera, onde se formou Bacharel em Educação Física.

Assessoria de Imprensa/CMC