BRASÍLIA – A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira sete mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva na segunda fase da Operação História de Pescador, que investiga a fraudes na concessão de seguro-defeso no Pará. Entre os alvos está Soane Castro de Moura, ex-superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Pará e atual assessora da deputada Simone Morgado (PMDB-PA), mulher de Jader Barbalho. A parlamentar não é investigada.
Soane foi abordada por agentes federais no gabinete da deputada e conduzida coercitivamente para prestar depoimento, segundo o delegado Ualame Machado, superintendente regional da PF no Pará. Ela já havia sido ouvida na primeira fase da operação, que ocorreu em maio de 2016, com 12 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva.
A PF investiga ações de estelionato na Superintendência da Pesca no Pará, que à época dos fatos era ligada ao extinto Ministério da Pesca e Aquicultura, que foi comandado por Helder Barbalho, filho da Jader e hoje ministro da Integração Nacional.
Segundo o delegado Machado, a operação chegou ao Congresso apenas porque era o local de trabalho de uma das destinatárias dos mandados:
? Não há participação da deputada nem de ninguém da Câmara. Como a servidora que foi alvo no passado quando era superintende da Pesca hoje é assessora no gabinete da deputada, o mandado foi cumprido lá.
Segundo Machado, os mandados foram solicitados pela Justiça após a entrega de um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) feito a partir da primeira fase da operação. O esquema investigado pela PF pode ter cadastrado pessoas que não tinham qualificação necessária para obter o seguro defeso, com movimentação estimada de cerca de R$ 10 milhões. O gabinete da deputada Simone Gramado foi procurado, mas não retornou o contato até o fechamento deste texto.