Cascavel – Os moldes da nova licitação do transporte público de Cascavel foram abertos nesta segunda-feira (6), mas a licitação só vai ocorrer no começo do próximo ano. No dia 18 de dezembro, das 9h às 12h, será realizada uma audiência pública no Teatro Emir Sfair, na qual representantes do Município e a Transitar irão explanar todas as mudanças, processos e novidades e, após quinze dias úteis, então, a licitação poderá ocorrer. O novo modelo de licitação foi elaborado após um estudo técnico da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas).
Em conversa com a reportagem do jornal O Paraná, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse que a principal mudança é que o sistema de transporte passará a ser mais um setor de investimentos do Município.
Paranhos explicou que a administração municipal vai investir principalmente em três frentes nessa nova licitação: na compra de dez ônibus elétricos, que vão circular nas linhas de eixo, nas Avenidas Brasil, Tancredo Neves, Barão do Rio Branco e Carlos Gomes, num custo inicial de R$ 3,8 milhões cada; na isenção do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) da empresa vencedora; e ainda no subsídio de parte da tarifa para que ela não ultrapasse os atuais R$ 4,10.
Segundo ele, os investimentos são necessários pois a tarifa é composta por uma planilha de custos e quanto menos custos as empresas tiverem, menos a população terá que pagar a conta. Outra receita que o Município vai abrir mão será a referente as chamadas “luvas” que é o aporte financeiro inicial das empresas para o sistema, que nesta licitação vai compor a primeira receita do novo Fundo Municipal de Apoio ao Transporte, que vai gerir investimentos no setor.
A licitação terá dois lotes: lote Norte (maior quantidade de linhas) com luvas no valor de R$ 1,7 milhões; lote Sul, com luvas no valor de R$ 1,3 milhões. Em contrapartida, o Município vai exigir mais investimentos das empresas vencedoras. Está prevista a implantação de um centro operacional que funcionará dentro da sede da Transitar e que vai acompanhar em tempo real o funcionamento de 60 câmeras espalhadas nos cinco terminais da cidade; ônibus com ar-condicionado, internet gratuita.
A vencedora também terá que contratar uma empresa para auditar os serviços em conjunto com a Transitar.
Melhor qualidade
Para Paranhos todas estas mudanças visam garantir um sistema melhor e para que o usuário volte a utilizar o transporte com uma maior qualidade. Ele explicou que desde o início da pandemia a média de utilizações diárias caiu de 75 mil para 45 mil e que as melhorias devem ser pensadas para os próximos 20 anos, que é o tempo da nova licitação. A previsão é que todos os anos a prefeitura compre dez ônibus elétricos e que chegue em dez anos na frota atual que é de 150 ônibus circulando, um investimento a longo prazo.
Para conseguir pagar o custo da energia elétrica, outro investimento vai sair do bolso do Município, que terá que colocar um ponto de carregamento de energia dentro das empresas e contratar uma usina de energia elétrica. Cada ônibus roda até 254 quilômetros com 6 a 8 horas de carregamento, eles estão prevendo que de dez ônibus, apenas sete poderão circular simultaneamente, enquanto os outros carregam.
Paranhos disse que nesse novo contrato já está previsto a construção, com recursos também municipais, de um novo terminal Norte da cidade, para atender a região do bairro Floresta e Loteamento Riviera e ainda a circulação de linhas nos distritos da cidade, o que deve ocorrer de forma gradativa. Já para o próximo ano está prevista licitação para reforma do Terminal Sul, investimento de cerca de R$ 2 milhões.
Contratos renovados sem reajuste
Atualmente, o sistema do transporte público é operado por duas empresas: Pioneira e Capital do Oeste. O contrato com a Pioneira encerra no dia 31 de dezembro e da Capital do Oeste no dia 6 de fevereiro de 2022. “Vamos renovar os contratos até sair a nova licitação e negociar com as empresas, entendemos que é um momento difícil já que o mês de dezembro é mês da data-base com as empresas, mas agora não é hora de aumentar”, reforçou o prefeito.
Hoje circulam 151 ônibus pelas as 61 linhas espalhadas em todos os bairros da cidade, já na nova licitação a previsão é que sejam 149, já que os novos ônibus elétricos terão uma capacidade bem superior a atual, passando de 80 para 180 passageiros, o que vai contribuir para a redução de custos nas linhas em que vai operar. A frota deve ter a idade máxima de dez anos de uso, como é atualmente.