A 15ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, realizada no domingo (22), trouxe como novidade uma corrida de 5 km, com largada e chegada na usina de Itaipu. Marcos Ferreira de Lima venceu na categoria masculina (00h17m07s) e Juscilene Moreira Alves na feminina (00h22m53s).
Além disso, outra atração foi a Mini Maratonista, com mais de 400 crianças participando em várias categorias, realizada na praça Bartolomeu Mitre, no Centro da cidade.
Brasileiros e quenianos entre os primeiros
Na prova principal (42 km), 5.045 atletas participaram, com largada no Mirante do Vertedouro de Itaipu e chegada nas Cataratas do Iguaçu. O queniano Kiprotich Kirui venceu a Elite Masculina (02h23m44s), seguido pelo brasileiro Renilson Vitorino da Silva. O atual campeão, Justin Mogire, abandonou a prova por lesão.
Na maratona feminina, Simoniely Serathiuk conquistou seu terceiro título consecutivo (02h54m21s), com Juliana Pereira da Silva em segundo, apenas dois minutos depois.
Na Maratona Revezamento, Luís Cláudio de Freitas e Geison de Souza foram os campeões na categoria masculina, enquanto Suzete Andre e Maria Luísa Picel venceram entre as mulheres. No revezamento misto, Keroly Adilles e José de Souza também se destacaram.
Porém, na corrida de 11,5 km, Walison Reis Ferreira e Ane Chies Guerra venceram nas categorias masculina e feminina, respectivamente.
15 anos, 15 países
Portanto, a edição deste ano contou com atletas de 15 países, incluindo mais de 100 estrangeiros. Além do Brasil, participaram representantes da Argentina, Austrália, China, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Líbano, Panamá, Paraguai, Peru, Quênia, Reino Unido e Venezuela.
A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é organizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com apoio da Itaipu Binacional.
Fonte: Itaipu Binacional