Santa Helena - Secretários, coordenadoras e professores dos 16 municípios que compõem o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram na terça-feira (18), em Santa Helena. O encontro teve o objetivo de alinhar atividades e conhecer detalhes do Programa Mais Ideb, com foco na melhoria dos índices educacionais e na formação continuada de professores e alunos. Destacou-se os avanços alcançados em 2024 e apresentadas as metas para o ano.
O Programa Mais Ideb faz parte das atividades do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas do Governo Federal. A iniciativa é desenvolvida pela Rede de Educação dos Municípios Lindeiros – Mais Ideb. Isto é feito por intermédio de Convênio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com a Itaipu Binacional. O investimento da Itaipu é da ordem de R$ 24 milhões.
Resultados positivos
A gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Cintia Bená Valoto, destacou a continuidade do projeto de educação ambiental, que está em sua segunda edição. Ela mencionou que a renovação do projeto foi possível graças aos resultados positivos da edição anterior, com boa receptividade por parte de professores e alunos.
“Ainda não temos o índice do Ideb, porque ano passado não teve a prova. Mas já colhemos frutos com a satisfação dos professores e alunos. Por isso, conseguimos a renovação para mais um ano”, concluiu.
A coordenadora do Programa Mais Ideb nos Municípios Lindeiros, Ana Paula da Silva, reforçou a relevância da reunião para alinhar as ações da Rede de Educação.
“Tivemos a primeira reunião da Rede de Educação do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros neste ano. Foi uma reunião de alinhamento e apresentação dos integrantes”, disse. “O objetivo é a melhoria da educação como um todo”, afirmou.
Portanto, as ações seguem em 2025, com expectativa de ampliação dos resultados já alcançados.
Engajamento
Por fim, a coordenadora do Aprova Brasil, Adriana Castelan, enfatizou a importância do encontro para apresentar os resultados e os planos este ano.
“Hoje o objetivo foi resgatar a conversa, o trabalho que foi executado em 2024 e apresentar os projetos para os novos secretários de educação”, explicou.
Ademais, ela destacou o engajamento dos municípios lindeiros e a satisfação das equipes que já conhecem o programa, além da expectativa dos novos integrantes. “Foi um encontro muito bacana, muito proveitoso”, completou.
Fonte: Itaipu