TÓQUIO – A Honda planeja fazer o recall de mais 21 milhões de veículos em todo o mundo para substituir airbags com defeito fornecidos pela Takata, disse um executivo sênior da montadora nesta sexta-feira. A fabricante de automóveis já revisou mais de 30 milhões de carro em função do problema no componente. E os gastos pesam nos resultados e afetam o balanço.
A montadora japonesa tornou pública a estimativa depois de reguladores americanos mais que dobrarem o número de carros que precisam passar por recall nos EUA, dizendo que de 35 milhões a 40 milhões de veículos precisam de revisão. A Honda é a maior compradora dos airbags da Takata. O executivo da montadora, o vice-presidente Tetsuo Iwamura, não informou quantos são os carros afetados em cada país.
Os infladores de alguns airbags da Takata podem se romper com muita força quando o airbag é ativado em uma batida, lançando pedaços de metal dentro da cabine do veículo. O problema foi relacionado a pelo menos 11 mortes e mais de 300 lesões em todo o mundo.
?CUSTO DO RECALL VARREU LUCRO?
Substituir dezenas de milhões de infladores de airbags Takata é um custo alto para as montadoras. Cerca de doze dela foram afetadas pelos recalls. E a Honda não escapou. Ao ?WJS?, o diretor-gerente sênior da montadora confirmou o efeito dos recalls:
? É verdade que (o custo do recall de airbags) varreu nossos lucros.
A montadora japonesa divulgou, nesta sexta-feira, uma perda trimestral rara, em função das despesas decorrentes do recall. Nos três meses terminados em março, o prejuízo líquido foi de 93,4 bilhões de ienes, muito abaixo das expectativas do mercado, que era de lucro de 115,35 bilhões, segundo pesquisa feita pela Reuters com nove analistas.
A Honda disse que reservou mais 267 bilhões de ienes para cobrir custos relacionados a essas revisões. Com isso, a despesa total com esse tipo de problema no ano fiscal encerrado em março somou 436 bilhões de ienes. O fardo reduziu fortemente o lucro no último ano fiscal, que foi de 344,5 bilhões de ienes, uma queda de pouco mais de 32% na comparação com o ano anterior.
The burden more than halved its net profit for the year, to ¥344.5 billion.
? A Honda contabilizou a maior parte da questão relacionada à Takata no último ano fiscal ? disse à Reuters um analista de uma corretora de valores que pediu para não ser identificado, porque ele faz parte de uma equipe que cobre a Honda. ? O pior pode ter passado, e isso é positivo.