Cotidiano

Hacker invade conta de George Harrison sem saber que o músico morreu

RIO — A onda de invasões de hackers a contas de músicos no Twitter fez mais duas vítimas nesta terça-feira: o inglês George Harrison e a banda americana Sonic Youth. Mas o caso do ex-beatle é ainda mais curioso, uma vez que, aparentemente, o invasor não sabia que tratava-se de um perfil póstuma — o cantor e compositor morreu em 2001, aos 58 anos.

“Hey George, siga @j5zlol quando ler isso e me mande uma DM (mensagem direta). Eu vou te ajudar a tornar suas contas seguras 🙂 Não quero causar-lhe qualquer dano, amigo”, publicou o hacker na conta de Harrison — tuíte que foi posteriormente apagado.

O perfil @j5zlol alegou que não sabia da morte do músico. “Oh, droga, eu hackiei uma pessoa e nem sabia que ela estava morta… Erro meu”, publicou, antes de ter a conta suspensa. Depois, voltou ao perfil de Harrison e escreveu uma nova mensagem: “Droga, mil desculpas por não saber. Droga. Eu vivo embaixo de uma pedra. Errei, pessoal”.

Enquanto isso, o hacker que invadiu a conta do Sonic Youth resolveu ser mais engraçadinho e brincou com as esperanças dos fãs que sonham com uma reunião do grupo de Thurstoon Moore, Kim Morgan e Lee Ranaldo. “Show de reunião surpresa! No Central Park, em 25 minutos!!! Esteja aqui antes que seja tarde”, publicou, às 22h desta terça. Depois, manteve a história como se o show estivesse acontecendo: “Espero que vocês tenham gostado desta música. Nós amamos tocá-la, 'Superstar' é, definitivamente, uma de nossas músicas mais icônicas”.

O invasor ainda mudou o nome do perfil para “Max Guerin” e mandou uma ofensiva mensagem a um fã, desejando que ele tivesse câncer. Todas as mensagens foram posteriormente deletadas.

No último fim de semana, Keith Richards, Tame Impala, Tenacious D e Bon Iver também tiveram suas contas invadidas, enquanto Katy Perry supostamente teve uma música vazada quando seu Twitter foi alvo do ataque de hackers, no mês passado. Drake também foi vítima, com o invasor buscando conseguir seguidores para sua conta no Snapchat.

Com informações de “NME”, “Pitchfork” e “The Daily Beast”.