Cotidiano

Governo cria força-tarefa para resolver problemas na BR-163

caminhoes-soja.jpg

BRASÍLIA – Preocupado com as péssimas condições da BR-163 (que liga Mato Grosso aos portos do Pará), onde há problema de congestionamento de caminhões e prejuízos para o agronegócio brasileiro em plena safra de soja, o Palácio do Planalto informou, nesta sexta-feira, que criou uma força-tarefa para contornar a situação da rodovia. O quadro se agravou nos últimos dias pela falta de asfalto e por chuvas na região. Em nota, o governo comunicou que equipes de vários órgãos responsáveis pelo setor foram enviadas ao local para tomar medidas emergenciais e monitorar o tráfego. O fluxo no sentido Pará-Mato Grosso, segundo a nota, já foi normalizado, porém ainda há cinco quilômetros de retenção no sentido contrário, do carregamento da produção.

rodovias_0303

“O presidente da República, Michel Temer, constituiu força tarefa conjunta com Casa Civil e ministérios da Agricultura, Justiça, Defesa, Transportes, Portos e Aviação Civil e Integração Nacional para a liberação imediata da BR-163. Medidas de curto prazo estão sendo adotadas para tornar a rodovia trafegável”, informou a nota, acrescentando que policiais militares e das Forças Armadas estão fazendo balizamento e sinalização da estrada para desobstruir o trecho e iniciar os reparos necessários.

Ainda segundo o texto do Planalto, os caminhoneiros prejudicados estão tendo assistência do governo federal, com distribuição de água e alimentos: “Policiais e militares realizam o balizamento e sinalização da estrada a fim de desobstruir o trecho para que se iniciem os reparos necessários. Militares do Exército e da Força Aérea Brasileira fazem o transporte e distribuição de 3 mil cestas básicas e 46 toneladas de água potável para caminhoneiros, motoristas e familiares que estão sitiados naquela região. A Engenharia do Exército está em condições de apoiar as ações para recuperação emergencial da estrada, de acordo com o Comando do Exército”.

O texto menciona ainda que um comitê, coordenado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), também está no Pará acompanhando a situação e que foi criado um grupo de trabalho para buscar soluções definitivas para a situação da BR-163.