FORT LAUDERDALE – Para os americanos, Fort Lauderdale ainda é um local famoso como destino para os spring breakers ? jovens que tiram uma semana durante a primavera para farrear em algum ponto nos Estados Unidos. Mas a cidade, que fica a menos de uma hora de Miami, cresce e tem se renovado, buscando atrair um público que procura opções refinadas de diversão, gastronomia e contato com a natureza, sem a agitação exagerada da vizinha famosa.
Com 40km de litoral, é natural que uma de suas principais atrações seja o mar. São muitas opções, mas a praia mais popular da cidade é a Fort Lauderdale Beach, de água azul e tranquila. É lá onde estão instaladas as principais cadeias de hotéis e muitos estabelecimentos comerciais da cidade. O longo calçadão da praia de Fort Lauderdale atrai esportistas, pela extensão e a excelente conservação, com sinalização em toda a via. Vale a pena alugar uma bike (ou Segway, popular por lá) em uma das dezenas de lojas que se espalham pela área e explorá-lo.
Se, por um lado, o passeio percorre um cenário de águas azuis e tranquilas, por outro, shopping centers e lojas se espalham pela orla. Vale lembrar que a 15 minutos de Fort Lauderdale, em Sunrise, o shopping Sawgrass Mills, faz a alegria dos consumidores brasileiros, ávidos pelas ofertas desse famoso outlet ? o maior nos Estados Unidos. Nada muito romântico, mas bastante prático, principalmente para quem viaja em grupo ou com a família e se hospeda ali perto (há boas opções na cidade, principalmente apart-hotéis).
Mas não hesite em entrar no mar: a água é morna e é possível alugar equipamentos para mergulho e outras atividades nos estabelecimentos da orla. Ou contratar um passeio de barco. A Sea Experience oferece aulas de mergulho e passeios pelos canais da região. Um dos mais populares destaca as mansões ?hollywoodianas? da cidade. E toda a prosperidade de Fort Lauderdale.
Praias, natureza e bares de cervejas artesanais
A praia de Fort Lauderdale é um dos melhores lugares da cidade para atividades diurnas perto do mar, mas ela não se resume apenas a isso. As opções noturnas pela orla são muitas, principalmente nos bares dos hotéis, que se abrem para animadas happy hours. Vale experimentar o cardápio de frutos do mar e petiscos do restaurante The Beauty and The Beast, do Atlantic Resort, e os drinks do Aruba Café.

Com isso, uma boa (e econômica) ideia para os turistas é usar um dos meios de transporte mais populares de lá, o Water Taxi. A embarcação funciona bem tanto como forma de se locomover pela cidade, como também para fazer um percurso turístico, mostrando os bairros, o porto e suas ruas pacatas.
Chope na mesa em las olas
Com o veículo aquático é possível chegar também a Las Olas, a menina dos olhos da cidade. No bairro, se concentram os melhores restaurantes, bares, e casas noturnas, que ficam espalhadas em ruas pequenas e charmosas, ao redor dos canais que cortam a cidade.
Uma das opções para o estômago é o Louie Bossi, restaurante italiano que produz seus próprios queijos e salames. Vale pedir a tábua com uma seleção de embutidos (a sua escolha) antes de provar uma das pizzas (também artesanais). À noite, o Yolo fica cheio. Tem música e gente animada, mas nada que vá ferir os tímpanos de quem prefere só ficar conversando na agradável área externa.
Em frente fica o The Royal Pig, pub onde se pode experimentar a recomendada LauderAle, uma das cervejas locais. O American Social é outro bar cervejeiro, com ideia original: um sistema de torneiras de chope leva quatro rótulos de cervejas a cada mesa. O sistema registra automaticamente a quantidade de chope consumida por mesa. Se for pelo sabor, vale a pena ficar de olho na conta: serão muitos copos. Para quem já conhece, vale voltar: a casa renova regularmente o cardápio das torneiras.
Lazer em meio à natureza
Uma das vantagens de ainda não ser tão grande quanto Miami é a proximidade que Fort Lauderdale mantém com o verde. Para quem visita a cidade e quer ficar perto da natureza ? mas sem abandonar a infraestrutura americana ? deve visitar o Hugh Taylor Birch State Park, que fica pertinho da praia de Fort Lauderdale. Lá dentro, há trilhas curtas e fáceis para qualquer idade. O local também oferece diversas atividades para crianças.
Um pouco mais longe, mas nem tanto: o John U. Lloyd Beach State Park fica a apenas vinte minutos de carro. É lá onde fica a Dania Beach, praia calma, de águas azuis e extensa faixa de areia branca. É preciso pagar U$ 6 para entrada, por veículo, mas vale a pena. O local abre às 7h e fecha logo após o pôr do sol que, no verão, é por volta das 20h (entre junho e setembro) e no inverno, às 18h (de dezembro a março).
Há infraestrutura de vestiários e restaurante, aluguel de equipamentos para mergulho, trilhas e passeios de barco ou canoa pelo azul do Oceano Atlântico.
SERVIÇO
Onde ficar
The Atlantic. Apart-hotel, diárias a U$ 215 (4 pessoas).theatlantichotelfl.com
Bahia Mar. Apart-hotel, diárias a U$ 180 (até 4 pessoas). bahiamar.com
The Westin. Diárias a US$ 110. westinfortlauderdalehotel.com
Carolina Mazzi viajou a convite de Visit Florida e Visit Fort Lauderdale
