Cotidiano

Ferroeste canaliza R$ 42 milhões 

25 anos depois do início de suas operações, a Ferroeste passa a apresentar números e resultados que realçam sua importância e necessidade

Foto: Arquivo
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Cascavel – Mesmo considerada uma das obras estruturais mais estratégicas da região oeste e do Paraná, somente agora, 25 anos depois do início de suas operações, a Ferroeste passa a apresentar números e resultados que realçam sua importância e necessidade. E o futuro é bastante promissor, informou durante reunião empresarial on-line da Acic o presidente da empresa, André Gonçalves.

Ao lado do presidente da associação comercial, Michel Lopes, André informou que a ferrovia recebe melhorias e projetos na casa dos R$ 42.

A Ferroeste experimenta seu melhor momento e é um dos pilares centrais de um plano estadual de reestruturação ferroviária.

O ano de 2019 foi histórico para a ferrovia. Pela primeira vez, desde que iniciou suas operações, ela fechou com as contas no azul. “Não foi um resultado expressivo, mas pelo menos paramos de ficar no vermelho e de retirar dinheiro do cofre do Estado”, segundo o presidente.

De 2018 para cá, o volume transportado pela malha cresceu em 75%. E a expectativa é para muito mais, principalmente com a canalização de diversos investimentos para melhorias e novos projetos.

O trecho de 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava tem dez pontos críticos, basicamente problemas ligados à drenagem. A previsão é de solução em 2021. O plano-diretor do terminal ferroviário também está na pauta, bem como a aplicação de um projeto de eficiência energética no local. Um dos estudos mais aguardados e reivindicados é o da criação de um corredor de transporte e exportações ligando a malha com extensões a Maracaju (MS) e Foz do Iguaçu. O governador Ratinho Júnior e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, são entusiastas desses avanços.