Dia Mundial da Reciclagem: Meio Ambiente tem programação especial

O intuito é incentivar a prática sustentável e a capacitação dos catadores de materiais recicláveis em Cascavel

recicláveis
O intuito é incentivar a prática sustentável e a capacitação dos catadores de materiais recicláveis em Cascavel

Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, lembrado no dia 17 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente promove uma programação especial para celebrar a data durante a próxima semana. O intuito é incentivar a prática sustentável e a capacitação dos catadores de materiais recicláveis em Cascavel. 

Dentro do cronograma, está a formação dos cooperados que atuam nas cooperativas e associações contratadas pelo Município.  

O treinamento ocorrerá  de segunda-feira (13) até o quinta-feira (16), nos seis Ecopontos da cidade: Melissa, Quebec, Santa Cruz, Cascavel Velho, Brasília e Manaus. A formação terá como tema “Uso de EPI’s e organização de UVRs (Unidade de Valorização de Recicláveis)”. O setor de Segurança do Trabalho e a engenharia ambiental da Sema comandarão as atividades. 

CRONOGRAMA: 
13/05, das 14h às 17h, Ecoponto Melissa;
14/05, das 09h às 12h, Ecoponto Quebec;
14/05, das 14h às 17h, Ecoponto Santa Cruz;
15/05, das 09h às 12h, Ecoponto Cascavel Velho;
15/05, das 14h às 17h, Ecoponto Brasília;
16/05, das 09h às 12h, Ecoponto Manaus.

CAMPANHA DESCARTE CONSCIENTE 
Como ápice da semana especial, será realizada a campanha Descarte Consciente, na sexta-feira (17). O objetivo é despertar a conscientização quanto ao descarte correto dos resíduos perigosos/especiais que são gerados cotidianamente, bem como divulgar a localização dos Pontos de Entrega Voluntária – PEV’s desses materiais.

Dessa forma, na sexta-feira (17), das 8h30 às 16h, sem intervalo para o almoço, cascavelense poderá descartar lâmpadas, eletrônicos e eletrodomésticos, de forma gratuita, em dois pontos principais de coleta:  o Ecoponto Manaus (R. Di Cavalcante, 141) e a Prefeitura de Cascavel (R. Paraná, 5000). 

Todo o resíduo eletrônico arrecadado será comercializado e o recurso repassado diretamente às cooperativas de catadores.

Fonte: Secom