Cascavel e Paraná - Mesmo diante dos desafios impostos pelas condições climáticas, Cascavel segue alçando voos cada vez mais altos na malha aérea brasileira. O Aeroporto Regional Coronel Adalberto Mendes da Silva fechou o primeiro semestre de 2025 com um novo recorde de movimentação. Segundo dados da Transitar, que administra o terminal, foram registrados 222.192 passageiros entre embarques e desembarques, número 9,86% maior que o total apurado no mesmo período de 2024.
De janeiro a junho deste ano, foram contabilizados 110.499 embarques e 111.693 desembarques. A média diária de circulação no terminal chegou a 1.229 pessoas, o que representa um crescimento de 112 passageiros por dia em relação à média de 1.117 registrada nos seis primeiros meses do ano anterior.
Maio foi o mês de maior movimento, com 40.299 passageiros, diferente do desempenho observado 2024 quando o mês mais movimentado foi março com 38.797 pessoas passaram pelo terminal.
O aeroporto conta com operações regulares das companhias Azul, Latam e Gol, com voos para Guarulhos, Curitiba, Campinas e Maceió. A partir do dia 31 de agosto, inclusive, terá mais um voo diário para Guarulhos, com malha prevista até março de 2026. Hoje, há apenas um voo com esse destino. A conexão com grandes centros urbanos é o que fortalece o fluxo de passageiros e contribui para consolidar Cascavel como destino estratégico para negócios e turismo na região Oeste do Paraná.
Companhias
A Companhia Azul Linhas Aéreas liderou a movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2025, com 105.489 viajantes transportados. A companhia também foi responsável pelo maior número de operações no período, totalizando 1.293 pousos e decolagens. Ao todo a Azul transportou 103.169 passageiros.
Em segundo lugar aparece a Latam, com 69.056 passageiros e 496 operações. A Gol registrou 47.647 passageiros e 304 operações no semestre. Ao todo, o aeroporto somou 2.093 pousos e decolagens nos seis primeiros meses de 2025, um aumento de 6,35% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Estrutura
Além do crescimento no número de passageiros e voos, o aeroporto mantém investimentos em infraestrutura e segurança. Desde janeiro de 2024, opera na categoria 7 de combate a incêndio e na classe II em movimentação. A equipe conta com 26 bombeiros de aeródromo treinados para atuar na prevenção e resposta a emergências, reforçando os protocolos de segurança do terminal.
Para o segundo semestre, a expectativa da administração é de que a tendência de crescimento se mantenha especialmente com a chegada do verão e das férias de fim de ano.
Do Paraná para o mundo
Os principais aeroportos paranaenses têm registrado intenso movimento. Juntos, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste, receberam mais de quatro milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 18,2% na comparação com o mesmo período do último ano.
Os dados são referentes aos meses de janeiro a junho deste ano, com o total de passageiros sendo resultado de aproximadamente 40 mil operações de embarque e desembarque nos aeroportos paranaenses.