Cotidiano

Defesa Civil realiza Simpósio para melhorar o atendimento à população em casos de desastres naturais

Município conta com plano de contingência para poder dar suporte às famílias

Defesa Civil realiza Simpósio para melhorar o atendimento à população em casos de desastres naturais

A cidade de Cascavel trabalha na prevenção e também com estratégias para otimizar o atendimento à população em casos de eventos desastrosos, como vendavais, temporais, chuvas com granizo, entre outros.

Nesses momentos que os cascavelenses se sentem mais vulneráveis diante da força da natureza, o município tem um um plano de contingência para poder dar suporte às famílias. E com o objetivo de alinhar e também melhorar esse serviço, que a Defesa Civil de Cascavel, a estadual e o 4º Grupamento de Bombeiros realizam nesta quinta-feira (22), o I Simpósio Regional de Gestão de desastres. O evento reúne representantes de toda a região no auditório da Prefeitura de Cascavel.

De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, o governo municipal já realiza um trabalho de identificação dos pontos mais vulneráveis na cidade para realizar uma ação preventiva. “Nós precisamos monitorar as áreas de riscos, ruas com possíveis problemas de alagamentos, às margens dos rios e o seminário traz esse perfil, a gente ter uma força-tarefa, ferramentas e mecanismos para que possamos prevenir, porque senão a gente fica sempre correndo atrás do prejuízo. Paralelamente as ações imediatas, nós precisamos ter um planejamento”, pontua sobre o foco do evento.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cascavel, Márcio Ribeiro, o órgão tem estudado os últimos eventos desastrosos que aconteceram na cidade para definir ações para o futuro. “O Simpósio é para problematizar essa realidade, se acontecer um evento de grandes proporções, como o município reagiria a isso? Quais são as respostas que o município dá, lembrando que na região tem acontecido alguns eventos que tem ultrapassado os limites das forças municipais. Quando isso acontece o município vai somar forças com o Estado e com a União. O evento é para congregar todos esses atores envolvidos na gestão de desastres”, explica.

O coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, Cel. Fernando Schunig, detalha que o órgão tem 18 regionais no estado totalmente equipadas para prestar o atendimento imediato às vítimas de desastres naturais. “Nós temos materiais de primeira resposta pra essa população afetada, normalmente associada à questão da proteção da casa com lona, com telha, a parte do conforto da família que é atingida, colchão, cesta básica, kit dormitório, material de limpeza, tudo isso como a primeira resposta, porque a defesa civil a primeira resposta é aliviar o sofrimento dos atingidos”, conta.

Crédito: Secom