Cotidiano

Criança de 11 anos é morta em ação da Guarda Municipal de São Paulo

SÃO PAULO — Uma criança de 11 anos foi morta por um agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) – o equivalente a Guarda Municipal do Rio – na madrugada deste domingo em São Paulo. O menino e dois homens estariam realizando assaltos na zona leste da capital.

De acordo com versão da Polícia Militar, os três estavam realizando roubos na região de Cidade Tiradentes quando foram abordados por agentes da GCM. Houve troca de tiros na perseguição e o menino Waldick Silva Chagas, que estava no banco de trás do carro foi atingido. Os outros dois homens fugiram.

O caso foi encaminhado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que “ordenou apuração rigorosa do ocorrido e afastamento dos agentes da Guarda Civil Metropolitana envolvidos” no caso.

Ao G1, o advogado Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe) disse que “não há testemunhas de que eles estavam assaltando”.

É o segundo caso em menos de um mês da morte de uma criança em abordagem de agentes de segurança. No dia 2 de junho, o menino Italo, de dez anos, foi morto a tiros por policiais militares durante uma perseguição na zona sul de São Paulo.