Cotidiano

Cosméticos unissex fazem sucesso nas prateleiras

unissex.jpgRIO – As prateleiras de cosméticos estão perdendo o gênero, ou melhor, ganhando o que os americanos gostam de chamar de gender neutral (gênero neutro) ou genderless (sem gênero). Produtos exclusivamente femininos ou masculinos começaram a ser coisa do passado em diversas coleções de moda e agora são também no nécessaire.

?Várias empresas estão mergulhando fundo no marketing sem gênero, promovendo produtos que historicamente eram vendidos para um sexo específico e, hoje, são apresentados da forma mais neutra possível?, escreveu a analista de marketing da empresa de pesquisa NPD Group, Larissa Jensen, no blog do grupo.

É o caso, principalmente, de marcas bastante influenciadas pelo cenário fashion que viram uma invasão genderless sem precedentes em desfiles de temporadas recentes. A M.A.C., gigante de maquiagem do Canadá, por exemplo, convidou os irmãos Peter e Harry Brant, dois jovens descolados da alta sociedade nova-iorquina para criarem uma coleção para mulheres e homens vaidosos compartilharem. São corretivos (afinal, olheira ou marca de acne não escolhe sexo, cor ou idade), preenchedor de sobrancelhas e iluminador.

Outra marca bastante presente em semanas de moda, e agora mais do que nunca influenciada pela onda do gender neutral, a Redken lançou o leave-in OneUnited e fez questão de colocar os dois sexos nas peças publicitárias, enfatizando que, hoje em dia, disputar espaço no banheiro é démodé.

ANOS 90

Não é de hoje, no entanto, que a moda e a beleza acompanham a discussão social sobre gênero. Quem viveu os anos 90 provavelmente lembra bem do CK One, perfume da Calvin Klein que atendia a meninos e meninas, e que foi um sucesso estrondoso de venda. Definitivamente, o maior exemplo de genderless beauty das últimas décadas.