Cotidiano

Com redução da Light, IPCA pode ter deflação em abril no Rio

2014_763671367-2014102735422.jpg_20151019 (1).jpg

RIO – A redução de 5% da Light na conta de luz deve representar uma redução de até 0,19 ponto percentual no IPCA do Rio em abril. Para se ter uma ideia da queda, o IPCA-15 do mês de março no Rio foi de 0,20%, segundo o economista e consultor de preços Paulo Bruck. Para ele, o recuo na conta de luz pode permitir uma deflação em abril no Rio.

energia_2803

? É uma boa notícia. Já vamos começar o mês de abril com menos 0,19 ponto percentual na inflação. Com isso, pode haver até deflação no próximo mês no Rio de Janeiro. E isso é importante porque estamos vindo de muitas altas na energia elétrica, com a volta da bandeira amarela recentemente ? disse Bruck.

Nas contas de Andre Braz, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), a energia elétrica compromete 3,86% da renda das famílias no Rio de Janeiro. Uma queda de 5% contribuirá para uma influência negativa de 0,19 ponto percentual. Mas o impacto final vai depender da redução da Enel (antiga Ampla). Em nota, a Enel disse que a tarifa de energia também será reduzida. A empresa informou, no entanto, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda não disponibilizou o quadro com as tarifas a serem aplicadas.

A redução nas contas de luz ocorre porque o encargo de Angra 3, que foi cobrado em 2016 por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será devolvido por meio da conta de luz aos clientes de todo o país. Assim, a estimativa é de uma redução de 8%, em média.

? No Brasil, se a média ponderada de redução ficar em quase 8%, o IPCA no Brasil pode ter um recuo de 0,27 ponto percentual ? destacou Bruck.