A Capital do Oeste, também chamada de “Capital da Produção”, Cascavel completa 72 anos na próxima terça-feira, dia 14 de novembro. A casa que acolhe cerca de 350 mil habitantes celebra uma história de muito desenvolvimento e grandes conquistas que lhe renderam a outorga de 2ª Melhor Cidade do Brasil.
PIONEIROS
Para o aniversário, o governo municipal está preparando uma grande festa para comemorar junto com a comunidade. A terça-feira já começa com nostalgia e uma justa homenagem a que ajudou a construir a história de Cascavel. Será realizado o Almoço dos Pioneiros, no Clube Tuiuti, que é um evento gratuito destinado aos pioneiros que chegaram à cidade entre os anos de 1920 e 1960. A partir das 10h30, a celebração começa com apresentações artísticas da cantora Vicka, ganhadora do Femac, e Paulo Drage. Às 12h, será servido o almoço, com direito a sobremesa.
A entrega dos convites para esse almoço festivo gratuito, que já se tornou uma tradição na cidade, segue até segunda-feira, dia 13. Os convites também podem ser retirados no Museu Histórico de Cascavel, localizado no Centro Cultural Gilberto Mayer, no sábado e domingo, das 8h às 12h e na segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para garantir o convite, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e estar cadastrado como pioneiro na Secretaria de Cultura.
FESTA E BOLO
E para comemorar, tem que ter bolo e festa! Tradicionalmente, o Rotary Club de Cascavel Leste, com apoio da Prefeitura de Cascavel, realiza a produção de um bolo gigante, que é compartilhado com os cascavelenses gratuitamente. Neste ano, o corte do doce será realizado às 17h, no estacionamento do Teatro Municipal Sefrin Filho, no local onde acontece a Feira do Teatro. No entanto, já a partir das 15h30 a festa começa, com apresentações culturais de artistas locais para já ir aquecendo o público.
O bolo de aniversário é uma atração à parte, com uma receita superlativa. O bolo terá cerca de 650 quilos e 50 metros, entre massa, recheio e cobertura. A massa é de pão de ló, a cobertura de glacê e o recheio de morango e doce de leite. Uma verdadeira delícia para agradar o paladar dos munícipes e manter viva a tradição do corte do bolo em comunidade. Para esse deleite, serão utilizados 160 quilos de farinha, 130 quilos de açúcar, mais de 2,5 mil ovos e 100 quilos de recheio.
Com música e bolo, a festa está garantida para celebrar os 72 anos de nossa cidade.
Foto: Secom/Divulgação