RIO ? Um boneco do presidente interino, Michel Temer, foi queimado como judas em protesto, na noite desta sexta-feira, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. A todo tempo, manifestantes se aproximavam para cuspir no boneco com a placa “Temer Judas”. O ato ? organizado pela Frente Povo Sem Medo, junto com os movimentos Ocupa Carnaval, Carnaval pela Democracia e Desliga dos Blocos ? contou com uma roda de samba.
Durante a roda de samba, os músicos aproveitaram clássicos da MPB para fazer paródias contra Temer. O refrão de “O que é? O que é?”, de Gonzaguinha, transformou-se em “É golpista! É golpista! É golpista!”.
A Abolição da Escravatura, em 13 de maio de 1988, também foi lembrada pelos manifestantes. Segundo organizadores, o protesto reuniu cerca de 10 mil pessoas. A Polícia Militar não estimou o público.
– Acreditamos na arte como forma de expressão. O Carnaval é nossa forma de fazer política. Conseguimos reunir sob chuva milhares de mulheres, negros e minorias. Algo bem diferente do ministério montado por Temer – comemorou Tomás Ramos, integrante do Ocupa Carnaval.
A manifestação reuniu muita gente que saía do trabalho.
– Temos que tirá-lo de lá. E o unico jeito disso acontecer é vindo pra rua – disse Elma Gislene, funcionária pública.